Diversas empresas usam software para gerenciar seus negócios, seja para administrar a empresa e o relacionamento com os clientes, até projetar e desenvolver produtos, porém os custos em licenciamento e adequação do software pode dificultar ou até mesmo impedir seu uso.
O uso de soluções baseadas em software livre e de código aberto podem ajudar as pequenas e médias empresas de três maneiras:
- Startups e empresas iniciantes podem economizar muito em licença de software proprietário, visto que software livre não exige nenhum pagamento de uso e no início de uma empresa cada centavo economizado faz diferença;
- Como o software livre permite modificar o código, as startups podem integrar mais facilmente diversas soluções usadas no dia-a-dia, algo mais difícil, se não impossível, quando usando um software proprietário;
- O custo para modificar um software livre é mais barato, porque é possível trabalhar com desenvolvedores autônomos, sem contar que toda alteração fica disponível para a empresa, que pode realizar novas mudanças e melhorias sempre que precisar.
Em resumo, alterar um software livre permite trabalhar com pessoas mais próximas da sua cidade ou até mesmo do bairro, proporcionando um melhor relacionamento e atendimento mais rápido, sem contar que desenvolve tecnologicamente a região, gerando benefícios para toda a comunidade.
Outra vantagem muito importante para quem usa software livre é não ficar “preso” à empresas ruins de prestação de serviços, ou seja, é possível sempre escolher o fornecedor e este fato faz toda a diferença para empresas, principalmente de pequeno porte ou até mesmo startups.
Usar software livre não é somente uma questão técnica, mas também econômica e de como a empresa pode economizar e tornar a TI mais eficiente, desta forma, as vantagens do software livre e de código aberto não estão somente na melhor segurança e qualidade solução, mas também na redução de custo e autonomia de fornecedor.
Soluções livres para melhorar sua empresa
Existem inúmeras soluções em software livre que podem e devem ser usadas nas empresas, principalmente nas startups, pequenas e médias empresas que possuem poucos recursos para investir em TI.
Na verdade muitas empresas já utilizam software livre e talvez não saibam, por exemplo, o servidor Web Apache, a plataforma de comércio eletrônico WooCommerce, o navegador Firefox, o software para edição de imagens GIMP, etc. Todos são exemplos de soluções livres utilizadas em muitas empresas, sejam elas grandes ou pequenas.
Algumas empresas, principalmente as pequenas e médias, acreditam ainda que soluções de ERP, CRM, BI, Gerenciamento de Conteúdo, etc, são somente para grandes empresas e que estas soluções são caras e impossíveis de serem usadas sem um especialista. Errado!
Conheça algumas soluções interessante que podem ajuda sua empresa: Saiba mais