Muitos gestores buscam formas de aumentar os resultados da empresa e melhorar a performance do negócio. Uma maneira muito eficaz — e até mesmo essencial para isso — é o uso adequado da segmentação de mercado para direcionar as estratégias da empresa.
A segmentação pode ser feita segundo diversos critérios, dependendo dos objetivos do negócio. Saber fazer esse trabalho na empresa é fundamental para que os resultados esperados sejam atingidos e o consumidor tenha uma experiência positiva com a sua marca.
Construa uma estratégia de automação de marketing personalizada e centrada na jornada de compra do seu cliente.
Pensando nisso, unimos as principais informações sobre segmentação de mercado para você fazer na sua empresa. Confira:
O que é segmentação de mercado?
Basicamente, segmentar um mercado é identificar grupos homogêneos dentro de um grupo heterogêneo. O maior é o seu mercado, ou seja, as pessoas ou empresas que são potenciais clientes para seu produto ou serviço, enquanto os menores representam os diferentes segmentos de clientes que a sua empresa pode atender.
A segmentação de mercado é ideal para direcionar as ações estratégicas da empresa em todas as suas áreas, principalmente em marketing, vendas e produtos.
Quais os tipos de segmentação?
1. Geográfica
Essa segmentação é feita por unidades geográficas, podendo ser bairros, cidades, estados ou até mesmo países. É mais genérica, porém, ideal quando os clientes se diferenciam por região e a empresa precisa se adaptar a cada uma delas.
2. Demográfica
Essa opção consiste na divisão do mercado de acordo com as características demográficas dos clientes, como por exemplo o sexo, idade, grau de escolaridade ou renda. Você pode usar informações cruzadas para criar grupos mais desenvolvidos, como jovens entre 20 e 25 anos que nasceram em São Paulo.
3. Psicográfica
Considerado uma forma de segmentação essencial para qualquer empresa, esta identificação considera o estilo de vida do mercado como passatempos, opiniões, interesses ou atitudes em relação a diferentes assuntos relevantes para o negócio — ela envolve conceitos subjetivos e deve ser feita com ajuda de profissionais.
4. Comportamental
Nessa opção de segmentação do mercado, a empresa avalia o consumo e comportamento de compra dos clientes, agrupando compradores semelhantes, como compradores mensais, semanais ou trimestrais, ou de categorias específicas.
Uma exemplo é a Análise RFV – Recência, Frequência e Valor.
Um metodo muito poderoso para prever taxas de respostas, ou taxas de conversões, das campanhas de marketing.
De forma resumida, esse método é uma segmentação comportamental, ou seja, é uma segmentação baseada no comportamento de compra do seu cliente.
– Recência significa saber quão recente foi a última compra do cliente.
– Frequência, como o nome diz, é a frequência de compra do cliente dentro de um período de tempo, por exemplo 12 meses.
– Valor é o quanto o cliente gastou no total durante esse período.
O objetivo da Análise RFV é prever o quão propenso o seu cliente está em aceitar uma oferta para comprar um novo produto.
Consegue imaginar o poder que essa análise, até certo ponto bastante simples, pode proporcionar para o aumento das suas vendas?
5. Canal de consumo
Por fim, a empresa pode categorizar seus clientes ou potenciais consumidores por canal de venda, como ponto físico, loja online ou telefone. Unido a uma análise psicográfica, é possível identificar perfis e interesses em cada um deles para direcionar as ações da empresa.
Os cinco tipos de segmentação podem ser usados de forma conjunta para criar os melhores segmentos para a empresa.
Como fazer uma segmentação correta?
Conheça seu público
O primeiro passo para fazer uma boa segmentação de mercado é justamente saber quem é o seu público, qual o valor que o seu produto passa para ele e como interagem com a sua marca.
É importante investir em coleta de dados de vendas, pesquisa de satisfação e mercado para, justamente, identificar as características básicas da segmentação.
Tenha um CRM
Uma ferramenta que facilita e otimiza o processo de segmentação de mercado é o CRM (Customer Relationship Management), usada para gerir os dados de todos os consumidores de uma empresa.
Adotar um CRM para a empresa facilita, não só no processo de segmentação, mas também no relacionamento com os clientes e definição de estratégias do negócio.
Existem vários tipos de CRM e de modo geral podemos classificá-los em CRM de Vendas e CRM de Marketing, esse último mais conhecido simplesmente como Automação de Marketing.
É comum associar o termo CRM apenas como uma plataforma de vendas. Mas, no marketing, o CRM também está presente.
Através do CRM de Marketing é possível colocar em prática diversos tipos de estratégias. Ações para transformar visitantes em leads, segmentar, criar engajamento e conexão para enviar para qualificar os leads que entram na base de contatos.
Mais importante, a Automação de Marketing dá ao marketing a autonomia e liberdade necessária para criar uma jornada personalizada e individualizada para cada lead.
Personalize suas ações
Não adianta segmentar o mercado e abordar todos os segmentos da mesma forma. A segmentação deve ser usada como base para direcionar suas ações de maneira personalizada.
Por exemplo: se os consumidores no Norte consomem mais do produto A e no Sul o produto B, direcione sua comunicação no Norte para o produto A e no Sul para o produto B.
Faça atualizações constantes
O mercado está em constante mudança, portanto, se manter atualizado e rever as segmentações usadas no negócio é algo essencial. Faça avaliação se os segmentos estão adequados, se há mudanças que podem otimizar os resultados ou se há a necessidade criar segmentos para melhorar os resultados da empresa.
Agora que você já sabe como fazer uma boa segmentação de mercado e otimizar seus resultados, não deixe o nosso Guia Prático para Otimização de Campanhas de Marketing Digital.
Aqui é a Camila parabéns pelo conteúdo do seu site gostei muito deste artigo, tem muita qualidade vou acompanhar o seus artigos.