Não é de hoje que as empresas utilizam o e-mail marketing para alcançarem seus clientes, porém muitas empresas ainda utilizam de maneira inapropriada este recurso, transformando suas mensagens em spams. Por que? Simples, porque não segmentam seus clientes de maneira correta e também não enviam os e-mails somente para as pessoas que realmente tenham interesses em receber as mensagens.
Muitas soluções existentes de e-mail marketing não estão integradas com a lista de potenciais clientes e clientes qualificados da empresa, exigindo assim um esforço constante e repetitivo para manter estas inúmeras listas sempre atualizadas. Outro erro comum é comprar listas de e-mails prontas, causando assim mais aborrecimento aos futuros clientes, já que estas mensagens serão consideradas spams.
Uma solução de CRM, como o Inovatize Zurmo CRM, pode ajudar nesta hora, você pode criar campanhas de marketing mais eficientes e usar os leads / contatos já cadastrados, já que são pessoas que demonstraram algum interesse pelo produto e/ou serviço da empresa. Então vamos agora explorar como uma campanha de marketing funciona no Inovatize Zurmo CRM, usando um processo simples de três passos.
Passo 1 – Criar uma Lista de E-mails
É possível enviar um e-mail para todos os contatos cadastrados no Inovatize Zurmo CRM, porém seria mais adequado segmentar estes contatos e criar diferentes listas, com propósitos específicos, enviando o e-mail para um grupo de pessoas que realmente tenham interesse em recebê-lo.
Existem duas maneiras de criar uma lista, onde a primeira seria selecionar cada contato individualmente e analisá-lo para saber se irá ou não pertencer a lista. A segunda maneira, muito mais prática e eficiente, é criar um relatório para encontrar estas pessoas que já manifestaram interesses em algum produto e/ou serviço específico e que também queiram receber informações por e-mail.
Passo 2 – Escrever o Modelo do E-mail
Com a lista contendo um grupo de destinatários relevantes, o próximo passo agora é escrever o conteúdo do e-mail que será enviado. É possível criar o e-mail tanto em uma versão HTML quanto em texto simples, adicionando ainda campos especiais, como por exemplo, o nome do destinatário.
O parâmetro especial [[FIRST^NAME]] adiciona no corpo da mensagem o primeiro nome da pessoa que receberá o e-mail, deixando-o mais personalizado. Um exemplo seria: “Caro [[FIRST^NAME]]…”.
Passo 3 – Elaborar a Campanha de Marketing
O último passo é criar a campanha e agendá-la para o envio, acompanhando em tempo real o desempenho através do Painel de Marketing do Inovatize Zurmo CRM. Com isto é possível saber quem recebeu a mensagem, quem abriu e até quem clicou nos links da mensagem.
Através do resultado pode-se melhorar a lista, o conteúdo, etc, criando novas campanhas ainda mais eficientes, já que o e-mail marketing ainda é uma excelente estratégia para aprofundar o relacionamento com o cliente.
Então use campanhas de E-mail Marketing de forma adequada e inteligente, junto com a solução do Inovatize Zurmo CRM, para enviar aos clientes artigos e novidades da empresa, promoções e tudo mais que possa fidelizar e encantar o cliente.