Este texto é o primeiro de uma série que irá apresentar o Inovatize Zurmo CRM, mostrando suas funcionalidades e como usá-las. Para iniciar o tema, mostraremos, nesta primeira parte, as principais características e como cadastrar um lead, que seria o primeiro passo no uso desta ferramenta fantástica.
Você pode utilizar o ambiente de demonstração, no endereço crm.inovatize.com.br/exemplo, para experimentar e testar todas as lições apresentadas nesta série de notícias sobre o Inovatize Zurmo CRM. Então vamos lá!
Depois que o CRM foi instalado e seu usuário de acesso criado pelo administrador, assunto que será mostrado em outro texto, a primeira tela que você verá ao entrar no sistema será a tela de boas vindas do Inovatize Zurmo CRM:
Obs.: É possível desabilitar a exibição da tela de boas vindas do Inovatize Zurmo CRM, clicando em “Não exibir mais esta tela” no final da tela.
Ao clicar sobre o botão “Ir para o painel” você será levado para tela inicial do Inovatize Zurmo CRM, com informações sobre suas tarefas, reuniões, atividades, conversas e também gráficos com informações das suas oportunidades. É possível personalizar o painel inicial, trocando de lugar as informações e até criar novos painéis.
Para acessar o perfil do seu usuário, basta clicar sobre seu nome no canto superior direito e depois em “Meu perfil”, conforme mostra a imagem acima, onde você terá informações sobre sua classificação dentro do Inovatize Zurmo CRM e as estatísticas divididas entre diversas áreas como Vendas, Novo Negócios, Comunicação, etc. O Inovatize Zurmo CRM utiliza o conceito de gamificação para tornar seu uso mais divertido e proporcionar assim um maior engajamento por todos que utilizam a solução.
Alterar o seu perfil, incluindo uma foto, informações de telefones de contato, departamento, endereço, etc, também é importante para facilitar a comunicação através do próprio Inovatize Zurmo CRM, lembrando que ele também é um CRM Social, com um módulo de bate-papo.
No botão “Configuração” é possível alterar a aparência do Inovatize Zurmo CRM, modificando as cores, textura, e deixando com a “sua cara”, além de configurar a assinatura das mensagens de e-mail enviadas.
Obs.: Será possível realizar a configuração da assinatura somente depois que o administrador tiver configurado o serviço de e-mail, assunto que será visto em outro texto.
Depois que você realizou todas as configurações em seu perfil, clique em “Voltar para o Início” para retornar a tela inicial, para criar seus leads, oportunidades e gerenciar as demais atividades com os seus contatos e contas já criados.
Para começar com o Inovatize Zurmo CRM a primeira tarefa é cadastrar seus contatos através da criação de leads. Mas por que lead e não contato? Na verdade você pode começar por leads, contatos ou contas e esta escolha vai depender de como você “trata” as informações dos seus clientes.
O Inovatize Zurmo CRM utiliza leads para referenciar alguém que forneceu informações de contato em troca de alguma coisa útil para ele, como conteúdo, pedidos sobre produto/serviço, etc. Já contatos são leads qualificados, ou seja, que demonstraram interesse em algum produto/serviço e que, por conta deste interesse, geraram uma oportunidade de negócio, que pode ou não ser concluída com sucesso. Já contas são as empresas vinculadas aos contatos, então se para o seu negócio os leads/contatos não precisam de uma empresa vinculada, esta lista pode ser vazia e você não precisa cadastrar nenhuma conta.
E por que eu recomendo começar sempre pela criação de leads? Porque ao converter um lead, todas as informações cadastradas são utilizadas tanto para o contato quanto para a conta, que serão criados. O ato de converter um lead facilita para que você não tenha que escrever novamente as informações já gravadas e também divide quais dos seus possíveis clientes já são qualificados (contatos) e quais não são (leads).
Obs.: Os contatos cadastrados podem “virar” clientes ou não, mas uma vez convertidos, um contato não pode voltar à condição de lead.
Para criar um lead você pode colocar o mouse sobre o botão “Criar” e depois clicar em “Lead“, conforme abaixo:
Em seguida, é necessário preencher as informações como nome, sobrenome, e-mail principal, fonte de origem do contato (evento, ligação telefônica, etc), nome da empresa (se tiver), telefones de contato, endereço, atividade da empresa ou da pessoa, site, descrição e tudo mais que seja importante. Após tudo preenchido, basta clicar no botão “Salvar” e o lead será criado. Importante observar que você pode definir permissões de acesso como, por exemplo, quem será o proprietário do lead, antes de salvar as informações.
Parabéns! Você acaba de criar seu primeiro lead e com certeza ganhou um emblema que você pode ou não publicar no seu perfil e com isto mostrar a todos as suas realizações. Lembre-se o Inovatize Zurmo CRM utiliza o conceito de jogo e isto motiva todos que o utilizam em uma disputa interessante dentro da própria empresa ou do próprio departamento.
Voltando a tela inicial, na coluna à esquerda existem outras opções, além de Contas, Leads e Contatos, como Oportunidades, onde você pode criar e administrar suas oportunidades, e clicando nos três pontos “…” temos ainda Marketing, para gerenciar suas campanhas de marketing, Relatórios, para elaborar os mais diversos relatórios e que podem ainda ser utilizados em suas campanhas de marketing, e, por fim, Produtos, para criar catálogos e serem adicionados em suas oportunidades e com isto saber o que seus clientes compram ou não.
O principal objetivo de um sistema de CRM é auxiliar a sua empresa a fidelizar os clientes existentes e mantê-los ativos, além é claro de ajudar a conquistar novos clientes. Com as informações do Inovatize Zurmo CRM é possível monitorar o padrão de compras de cada cliente e com isto fazer ofertas e dar descontos específicos para cada um deles, aumentando desta maneira o grau de fidelização, ou criar campanhas de marketing específicas para cada produto/serviço que sua empresa vende.
Resumindo, com o Inovatize Zurmo CRM, você poderá utilizar de forma mais inteligente as informações armazenadas e encantar seus clientes com a oferta certa, no momento em que ele precisa.
Todas estas funcionalidades serão abordadas em outros textos, ao longo desta série sobre o Inovatize Zurmo CRM, então acompanhe a Inovatize nas redes sociais para não perder nada sobre esta solução de software livre inovadora.