Usando o Mautic você pode construir um banco de dados muito valioso e prático para que sua empresa possa fazer campanhas de e-mail marketing personalizadas, com base no comportamento e nas informações fornecidas de cada contato.
Uma lista de contatos atualizada facilita muito na hora que você for enviar suas campanhas de e-mail marketing, permitindo segmentar os clientes pelos seus hábitos de compra, suas “dores”, perfil e muito mais. Isto permitirá direcionar as ações de marketing para atender aos anseios do seu público-alvo.
E mais!
Campos personalizados para criar sua base de contatos
O Mautic possibilita adicionar campos personalizados aos seus contatos como, data de nascimento, orçamento, data de reunião e quaisquer outras informações necessárias que ajudarão você a conhecer todas as características fundamentais dos seus contatos.
Você pode coletar esses dados em campos personalizados por meio de formulários e usá-los no corpo do e-mail, de forma dinâmica. O Mautic facilita a sua vida ao acompanhar de perto as ações dos seus contatos, dando a oportunidade de conhecer, compreender, melhorar e até mesmo aumentar as suas vendas.
Estágios da jornada de compra dos leads
O uso de estágios no Mautic para controlar a jornada de compra dos leads é essencial para conhecer melhor seu público alvo e organizar os seus contatos.
Os principais estágios que você deve considerar e aplicar em seu fluxo de trabalho são: Assinante, Lead, Lead Qualificado para Marketing, Lead Qualificado para Vendas, Oportunidade e Cliente.
Se você usa o Inbound marketing na sua empresa para atrair mais clientes, então você deve saber que as interações e ações com seus contatos devem ser constantemente modificadas de acordo com o estágio da jornada de compras do contato, pois cada estágio exige uma abordagem diferente para se comunicar com o lead.
Marcando seus Contatos
Existem muitas maneiras de segmentar os seus contatos usando o Mautic e uma delas é marcar seus contatos usando etiquetas (tags), sendo que você pode filtrar um grupo de contatos em diferentes listas, como por exemplo, segmentação geográfica, demográfica, psicográfica e segmentação comportamental.
Com as tags, você pode criar um subgrupo dentro destas listas para gerar um ou vários segmentos secundários. As tags são tão flexíveis que você pode aplicá-las nas mais diversas áreas da sua empresa, como por exemplo, para rastrear conteúdos, para saber como foi a interação dos usuários com seu site, etc.
Elas também podem ser usadas para controlar os serviços de assinaturas, produtos que foram comprados e muito mais.
Pode-se fazer muitas coisas com as tags, vamos considerar um exemplo envolvendo apenas a segmentação comportamental. A segmentação comportamental é definida como o ato de agrupar clientes com base especificamente em como eles agem como consumidores ao tomarem decisões de compra.
Você pode segmentar seus clientes no Mautic criando uma tag com o nome de um produto específico e ao criar uma campanha de email marketing, os leads irão clicar no link correspondente e com isso você pode filtrar os seus contatos e encontrar os clientes mais fiéis por produto ou os clientes mais interessados naquele produto ou serviço.
Uma vez que você descobre os produtos que atraem mais o seu público, você pode passar para a equipe de pré-vendas ou vendas que irá trabalhar esse lead até concluir a venda.
O Mautic é uma ferramenta de código aberto ideal para a sua empresa gerenciar os contatos, observar o comportamento dos leads, melhorar a comunicação deles com seu site e fechar mais vendas.
Usando o Mautic em uma agência de marketing
A plataforma Inovatize Mautic, baseada no projeto open source Mautic, permite você planejar e executar todas as estratégias de automação de marketing dos clientes em um ambiente seguro, escalando conforme aprimora seus conhecimentos na ferramenta e principalmente melhora os resultados dos clientes e por consequência aumenta o faturamento da agência.
A razão disto é que você não precisa contratar sempre um novo ambiente de automação de marketing para cada cliente e pode concentrar todos em um servidor ou instância do Inovatize Mautic, escolhendo apenas como os e-mails serão enviados: servidor próprio, Sendgrid, SparkPost entre outros.
Quer saber mais? Agende uma conversa sobre parceria conosco, conheça melhor nossa plataforma aberta e suas vantangens e apresente ao mercado a ferramenta de automação de marketing da Sua Agência.
Fonte de inspiração para este conteúdo: Using Mautic for Contact Management