A necessidade de investir em práticas de retenção de clientes se tornou ainda maior com as mudanças de mercado. Hoje é muito fácil encontrarmos concorrentes que oferecem soluções iguais ou semelhantes às nossas no mercado por um preço também semelhante.
Para manter seus clientes fiéis e satisfeitos, é preciso trabalhar com ações de retenção. Se você quer aprender e aplicar tudo isso dentro da sua empresa, confira nossas dicas de práticas de retenção de clientes!
Atendimento personalizado
A primeira ação fundamental para a prática de retenção de clientes é o investimento em atendimento personalizado. Ele será a base para que seu cliente se sinta bem recebido e bem auxiliado durante todo o processo dentro da sua empresa.
Seja na dificuldade de usar um produto ou na hora de fazer uma reclamação, é preciso que a sua equipe de atendimento esteja disposta e capacitada para resolver qualquer adversidade que possa surgir.
Criação de indicadores de qualidade
Um outro passo interessante é a criação de indicadores de qualidade. Você, conhecendo o seu cliente e o tempo de vida que cada um deles permanece na sua empresa, saberá criar indicadores de satisfação e insatisfação.
O uso de um bom CRM vai ajudar você a captar todas essas informações relevantes para a sua análise de comportamento do consumidor.
Tendo esses indicadores em mãos é possível estruturar ações de retenção de crise ou otimização dos lucros, sabendo exatamente qual é o momento mais crítico e mais oportuno para lidar com cada um dos seus clientes. Esses indicadores precisam ser do conhecimento de todos os colaboradores que estão na linha de frente, lidando diretamente com o consumidor.
Pós-venda eficiente
Um serviço de pós-venda eficiente vai ajudar você a aumentar a satisfação do seu cliente logo após a compra. Nada pior do que ter a sensação de que, para aquela empresa, você só foi importante até o momento da “transação aprovada”, certo?
O seu cliente precisa se sentir importante e único dentro do seu negócio. Para que isso aconteça, é preciso ter um pós-venda eficiente, capaz de auxiliar o cliente com as melhores práticas de uso do seu produto ou serviço, tirar dúvidas e resolver possíveis problemas.
Pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação também estão entre as práticas de retenção de clientes mais comuns. Elas vão ajudar você a ouvir, de quem mais importa, como a sua empresa está e como ela pode melhorar.
Ninguém melhor que o seu próprio cliente para dizer quais são as suas forças e fraquezas para que você consiga otimizar o seu negócio e aumentar a lucratividade, certo?
Programas de fidelidade
Os famosos programas de fidelidade também são uma boa pedida. Afinal, eles oferecem recompensas interessantes aos clientes que se mantiverem com a sua empresa. Invista em descontos interessantes, brindes e até vantagens exclusivas para clientes fiéis.
Manter um cliente fiel é muito mais barato do que adquirir novos. Os clientes atuais da sua empresa são a sua maior fonte de renda e lucratividade. Sendo assim, invista em práticas de retenção de clientes e aumente a sua rentabilidade!
Que tal aprender um pouco mais sobre a prática de retenção de clientes e o aumento da lucratividade da sua empresa? Leia este artigo e saiba mais sobre o assunto!