O que é vendarketing e como implementar na sua empresa

O termo vendarketing é a junção das palavras “vendas” e “marketing”, e  se refere a uma estratégia de marketing que alinha exatamente esses dois setores da empresa. O objetivo desse tipo de planejamento é melhorar o retorno financeiro e aumentar a renda.

Muitos empreendedores tentam aplicar técnicas de marketing mesmo sem conhecer o conceito, isso na tentativa de alavancar seu negócio. Ao fazer isso, a empresa pode enfrentar problemas.

Aplicar uma estratégia de venda sem saber como usá-la pode trazer mais prejuízos do que benefícios. Por isso é importante conhecer o que é vendarketing, como funciona, como aplicar esse conceito e quais são os benefícios que a empresa pode ter utilizando essa técnica.

É sempre bom lembrar que, atualmente, muitas empresas são terceirizadas. Ou seja, trabalham para outras empresas que são clientes daquela que foi contratada. Um exemplo disso é uma agencia de recrutamento. Da mesma forma, essa relação de clientela precisa ser avaliada e desenvolvida para obter sucesso.

Importância de conhecer o Vendarketing

Os empreendimentos têm um impacto muito grande em momentos de crise econômica, mas também existe um incentivo facilitando seu funcionamento para que o setor financeiro não sofra tanto. Nesse contexto, a abertura de empresa em São Paulo e em outros locais foi facilitada.

Além de ser muito importante conhecer esse conceito para aplicá-lo com propriedade e fazer a empresa prosperar, atualmente essa informação é ainda mais relevante.

Ao abrir seu próprio negócio para tentar enfrentar as dificuldades financeiras pessoais e atravessar momentos delicados pelos quais o país está passando, é essencial entender as estratégias que devem ser utilizadas.

Para iniciar um empresa, assumir ou administrar, é fundamental saber o que fazer e como fazer. Assim é possível atingir os resultados desejados.

Um projeto de sprinkler deve elaborar o sistema de instalação de chuveiros automáticos que serão acionados em caso de incêndio. Esse tipo de projeto está previsto na legislação para a segurança do edifício e das pessoas. Existe um planejamento cuidadoso que considera vários parâmetros do local para ser elaborado.

Existem empresas que trabalham especificamente com isso para criar modelos e instalações seguras. O desenvolvimento, administração e marketing dessa empresa é completamente voltado para as necessidades desse setor.

Todo esse processo é muito diferente das necessidades de uma empresa que trabalhe com paisagismo comercial, por exemplo. Por isso é tão importante entender o vendarketing, para poder aplicá-lo corretamente em cada caso.

Os setores de marketing e de vendas

Quando os dois setores trabalham unidos em prol de um objetivo em comum, as áreas de vendas e de marketing, os lucros tendem a melhorar e a empresa cresce.

Em relação a equipe de vendas não há segredo e não há muitas dúvidas: esse time atua fazendo a empresa vender.

Já a equipe de marketing trabalha de forma mais subjetiva e pode ser confuso compreender seu papel. Mesmo assim não é difícil, sua função é trabalhar com a divulgação da empresa. Ou seja, o time de marketing exerce funções como:

  • Faz as pessoas conhecerem a empresa;
  • É responsável pela divulgação da marca;
  • É responsável por criar os anúncios;
  • Cuida dos canais de comunicação da empresa;
  • Cuida da comunicação entre empresa e cliente.

Mas tudo isso também tem o objetivo de fazer com que a empresa venda e tenha bons resultados.

Quando não é possível atingir meta de venda através dessas tarefas, significa que elas não são bem-feitas ou que a equipe responsável não é capaz de avaliar os resultados e direcionar ações de melhoria.

Isso realmente não será possível se a empresa olhar para os setores de marketing e de venda individualmente. O setor de marketing tem a função de criar oportunidades para o setor de vendas, e esse último deve trabalhar a partir do caminho que o primeiro abriu.

Caso contrário os setores dessa instituição vão caminhar em sentidos opostos. É preciso alinhar os setores para obter um resultado satisfatório. Assim surge o vendarketing, da necessidade de alinhar os dois setores.

Quais os benefícios de utilizar vendarketing

Depois de entender porque os setores da empresa devem estar alinhados e como o vendarketing surgiu, é necessário conhecer os benefícios de trabalhar dessa forma.

A estratégia de unir os esforços das diferentes áreas traz vantagens para o negócio.

Experiência dos clientes

Utilizar bem o vendarketing vai refletir de forma positiva na experiência dos potenciais clientes da empresa.

Essa estratégia faz com que as duas equipes trabalhem de forma compatível. Quando o lead (cliente que já demonstra interesse na marca) chegar na etapa de vendas, vai entender que está falando com a mesma empresa com quem conversou durante a divulgação. Isso evita quebrar expectativas e frustrar o cliente.

Comunicação entre as equipes

Alinhar o planejamento dos setores melhora a comunicação entre as equipes. Se os dois times trabalharem de acordo com as mesmas definições, o trabalho será otimizado. Dessa forma as tarefas se tornam mais práticas e ágeis.

Uma consequência disso é que os leads vão atravessar o funil de vendas mais rápido. Isso significa que se os dois times trabalharem juntos, os clientes se interessam pela marca e executam os passos de compra, concretizando-a muito mais fácil.

Garantia de oportunidades

Quantidade não significa qualidade. É comum pensar que quanto mais leads, melhor para a empresa, mas com o tempo as pessoas perdem o interesse. É necessário um acompanhamento constante para avaliar as oportunidades e manter contatos ativos com os clientes.

Com os dois times alinhados, a empresa não perde oportunidades.  É importante investir em manter os leads interessados na marca, conhecer o perfil dos clientes e manter contato. Por isso essas equipes precisam trabalhar juntas.

Uma empresa de limpeza pós obra, por exemplo, vai ter mais retorno a longo prazo se investir em estudar seus clientes e entrar em contato quando houver obras em andamento ou prestes a se encerrar. Essa é uma forma de evitar que eles busquem outro serviço.

Metas realistas

Outro benefício de alinhar os setores de vendas e de marketing é trabalhar com metas realistas. Como um setor depende do outro, é importante saber exatamente quais são os parâmetros que podem ou não ser utilizados.

A partir de dados exatos acerca da capacidade de trabalho de uma equipe, a outra consegue traçar um plano de ação que as duas podem seguir. Isso permite atingir os objetivos sem ter prejuízos ou perder prazos, por exemplo.

Prever ações

Um benefício muito importante que a empresa obtém ao alinhar esses dois setores é a possibilidade de agir de forma preventiva.

Isso significa que é possível saber com precisão o que cada setor pode fazer de acordo com aquilo que o outro pode oferecer. Assim a administração da empresa conhece sua limitação de ação e sabe como isso vai impactar o retorno financeiro da firma.

Essa vantagem é essencial para poder adotar medidas preventivas e evitar problemas econômicos.

Uma empresa de consultoria em obras, por exemplo, é responsável por seguir o planejamento de uma obra e fazer ela acontecer. Por isso é muito importante ser capaz de prever problemas futuros.

Como adquirir a estratégia de vendarketing

O empreendedor pode contratar empresas fornecedoras de erp para auxiliar na implementação da estratégia de vendarketing. Erp é uma sigla para Enterprise Resource Planning que significa “Planejamento dos Recursos da Empresa”.

Esse é um sistema integrado que permite administrar os diversos setores de um empreendimento em um único software e pode tornar esse trabalho mais fácil. As empresas que trabalham com esses tipo de dados são especializadas e indicadas para ajudar a otimizar o cotidiano de outros empreendimentos.

Como implementar vendarketing em uma empresa

Depois de conhecer o que é vendarketing, entender porque esse conceito é importante e quais são os seus benefícios, é interessante saber algumas dicas para aplicá-lo na empresa.

SLA

SLA significa Service Level Agreement, na prática são as regras que cada setor deve seguir. É importante ter isso bem definido para não haver divergências durante o desenvolvimento dos trabalhos.

Tanto o setor de Marketing quanto o de Vendas devem estar alinhados e de acordo em relação as regras de trabalho de cada um. Dessa forma não poderão culpar o outro setor futuramente.

Um exemplo são empresas que trabalham com seguro corporativo. É importante saber o momento certo de anunciar os planos de seguro e quando deve entrar em contato com o cliente para efetuar a venda.

Reuniões constantes

Esses alinhamentos e definições prévias devem ser conversados periodicamente. É importante sempre rever as regras e redefinir se for necessário. A comunicação entre as equipes é essencial para manter o bom trabalho dos setores.

Definições de métricas

Uma dica importante é trabalhar com métricas numéricas. É bem legal expor dados numéricos nas reuniões. Isso ajuda os times a visualizar suas reais possibilidades.

Muito mais do que falar sobre a realidade de cada time, quantificar o que cada um pode fazer é essencial para prever as ações necessárias e atingir metas possíveis.

A necessidade do Vendarketing

O vendarketing é uma estratégia que alinha os setores de marketing e de vendas de uma empresa para conseguir um bom resultado final. Isso é essencial pois traz muitos benefícios ao empreendedor: desde a experiência do cliente até o equilíbrio entre o trabalho e funcionamento dos setores.

É importante buscar as informações necessárias e implementar as técnicas da forma correta para alcançar os melhores resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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