Conforme a tecnologia evolui, as táticas usadas pelo marketing para impactar o público se tornam mais sofisticadas. O objetivo é sempre o mesmo: influenciar a audiência a adquirir um produto ou serviço.
No entanto, os hábitos das pessoas estão em constante transformação. Hoje em dia, não é mais eficiente apostar nas mesmas técnicas empregadas no passado.
A solução para este novo cenário está no conceito da jornada de compra do cliente. Trata-se de um mapa onde você situa o seu público e consegue determinar o tipo ideal de mensagem para cada um.
Afinal, as pessoas estão sempre em estágios de consideração diferentes em relação à compra de um produto ou serviço. Não faz sentido apostar em uma mesma comunicação para todos.
Ao trabalhar com a jornada de compra do cliente, você é capaz de desenvolver uma publicidade muito mais eficiente, que obtém resultados melhores ao agradar muito mais do seu público.
O que é a jornada de compra do cliente?
Em termos simples, a jornada de compra do cliente é o processo pelo qual o comprador passa enquanto se torna consciente de um produto, avalia a importância dele, considera comprá-lo e, enfim, decide adquiri-lo.
Ela possui quatro estágios principais: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Em cada estágio desta jornada, existem tipos de conteúdo melhor indicados para uma estratégia eficiente. Para quem está no início, não faz sentido investir em uma publicidade que força a compra a todo custo. O comprador em potencial ainda não está pronto para isso e pode se afastar para nunca mais voltar.
Em vez disso, é muito mais indicado direcionar o foco para agregar informações que ele está buscando.
O seu público viaja pela jornada de compra do cliente até chegar ao estágio de decisão através de uma nutrição competente de conteúdo. Isso significa impactar estas fatias da audiência com posts de blog, e-mail marketing, e-books, ofertas especiais, anúncios segmentados e o que mais se encaixar na sua estratégia.
Só que estas iniciativas precisam estar alinhadas com as características de cada estágio da jornada.
Qual a importância da jornada de compra do cliente?
Em qualquer estratégia de marketing, é necessário ter pleno conhecimento sobre o que pensa o público para conseguir impactá-lo de forma eficiente e gerar bons resultados para os seus objetivos.
Para isso ser possível, você pode usar a jornada de compra do cliente: ao visualizar sua audiência inserida nestes estágios, você consegue desenvolver uma comunicação muito melhor e mais assertiva.
As pessoas são bombardeadas por informação por todos os lados, gerando uma sobrecarga. Por conta disso, passaram a ser mais seletivas na forma como absorvem estas interferências. A sua marca não pode se dar ao luxo de investir na comunicação inadequada para a fatia errada de público: não vai haver sucesso e você pode sofrer rejeição.
Um material pensado para alguém que está disposto a comprar de você deve ser completamente diferente daquele direcionado a quem ainda está aprendendo sobre a importância do produto. A jornada de compra do cliente ajuda a garantir a entrega do conteúdo certo para as pessoas ideais, no momento em que se encontram.
Vamos começar?
A implementação da jornada de compra do cliente na sua estratégia é essencial para você aproveitar resultados bem superiores nas suas iniciativas. Uma comunicação especializada e bem direcionada possui uma aceitação melhor do público, que se sente incentivado a se aproximar da decisão de compra.
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