5 melhores práticas para gerenciar o uso do CRM no dia a dia

Você faz um esforço enorme para que a sua equipe comercial mantenha as informações dos clientes sempre atualizadas no CRM?  Você sabe utilizar todos os recursos que o CRM oferece?

Atingir todos os benefícios que o CRM oferece pode parecer um trabalho difícil e mesmo tentando encorajar a sua equipe a atualizar os registros dos clientes regularmente, seus esforços  parecem não funcionar.

Gerenciar o uso do CRM da equipe comercial não é uma tarefa simples, ainda mais se a equipe acredita que o CRM é apenas uma simples base de cadastro de clientes e não um sistema de suporte para a empresa, que irá servir de base para tomadas de decisões mais inteligentes e irá otimizar todos os processos repetitivos da equipe de vendas.

Então, o que fazer para obter mais engajamento da equipe comercial e  poder proporcionar todos os benefícios que o CRM pode trazer para o seu negócio?

Aqui estão cinco melhores práticas para gerenciar o uso do CRM no dia a dia da empresa, embora muitas vezes essas práticas sejam negligenciadas.

Encontre uma plataforma que sua equipe realmente irá usar

Se você escolher um CRM que ninguém goste, ninguém irá usá-lo!

Descubra o CRM certo que se encaixe no seu modelo de negócio, converse com a sua equipe sobre o que eles esperam desta ferramenta antes de decidir qual você implementará na sua empresa e determine quais são os principais recursos que um CRM precisa ter para funcionar de forma eficaz.

Por exemplo, você precisa organizar as informações dos clientes, personalizar facilmente o CRM através de uma interface fácil de usar para criar campos específicos ao seu negócio, melhorar a produtividade das equipes de marketing e vendas, permitir ao vendedor otimizar o seu trabalho, gerenciar a agenda e as tarefas das equipes, conhecer o perfil do seu cliente, etc.

Quanto mais informações importantes e relevantes você conseguir da sua equipe de linha de frente, ou seja, de quem está em contato direto com o cliente, mais fácil será gerenciar estas informações e personalizá-las durante a implantação e uso da ferramenta no dia a dia.

Explore novos recursos inovadores

As plataformas de CRMs são constantemente atualizadas, os aplicativos mais inovadores oferecem ideias exclusivas que podem gerar muitos benefícios para a empresa, como por exemplo, a gamificação.

Um CRM com características de gamificação pode proporcionar grandes resultados para a equipe de vendas e até mesmo os clientes poderão ser beneficiados indiretamente.

Usar esse tipo de estratégia fornece um ambiente divertido para sua equipe e como os vendedores receberão premiações estipuladas pela própria empresa quando atingirem seus objetivos, os clientes acabarão também sendo beneficiados, pois terão um atendimento personalizado e serão muito bem atendidos.

Ignorar estes recursos inovadores que a ferramenta de CRM pode trazer para o seu negócio, pode fazer a sua empresa perder boas oportunidades.

Pense fora da caixa

Pense nas dificuldades que sua equipe possui, que vão além do uso do CRM.

Sua empresa faz campanhas de e-mail marketing regularmente? Realiza ações de pós-venda e sucesso do cliente? Acompanha relatórios de análises de resultados frequentemente? Gerencia projetos para entregar o produto e serviço contratado pelo cliente?

Incorporar esses recursos  ao CRM, irá facilitar o gerenciamento para  manter as atividades que são fundamentais para que a empresa consiga fidelizar o cliente.

Ao mesmo tempo, irá disponibilizar para sua equipe ferramentas necessárias para a execução das tarefas diárias e ainda irá fornecer acesso rápido às informações importantes e necessárias para que seja tomada decisões certas.

Treine seu time

Depois de escolher o CRM, treine toda sua equipe para usar o software da melhor forma possível.

O treinamento da equipe de vendas não é apenas para ensinar os principais recursos do CRM, mas também estabelecer o hábito de manter o sistema atualizado regularmente com melhores práticas e dicas para otimizar o trabalho da equipe.

O uso diário do sistema é essencial para conseguir realizar uma gestão de CRM completa e consistente, colocando em prática tudo que foi aprendido.

Vá além das vendas

O CRM escolhido deve ter um recurso que forneça relatórios de resultados e de análises do perfil e comportamento do cliente. Estas análises ajudam não só o departamento de vendas,  são também essenciais para o sucesso do departamento de marketing.

Ao escolher um CRM, inclua também as equipes de marketing, atendimento, suporte e principalmente os gestores. Dê a estas pessoas acessos às análises para que elas também possam ficar informadas sobre o que está acontecendo no funil de vendas.

Com estas equipes tendo acesso facilmente a uma quantidade maior de dados, elas estarão bem equipadas para tomar melhores decisões e otimizar a eficácia das estratégias de marketing que estão sendo realizadas.

O CRM junto às estratégias de marketing, pode ajudar a trabalhar o relacionamento com os clientes de forma personalizada, auxiliando no contato direto e pessoal entre empresa e clientes. Ele também ajuda a entender o cliente da sua empresa com base no perfil do público-alvo, produtos mais vendidos, serviços mais contratados, etc.

As ferramentas de CRMs estão evoluindo rapidamente, novos recursos significam melhor engajamento, gerenciamento e sucesso. Ao incluir novos recursos e novos departamentos em seu CRM, você torna a sua gestão de relacionamento com o cliente muito mais eficaz.

Gostou do texto? Então acho que este conteúdo CRM + Estratégia = Marketing e Vendas mais Eficientes pode ajudar ainda mais você a entender como alcançar melhores resultados em marketing e vendas, com boas dicas e melhores práticas de estratégias de CRM.

Fonte de inspiração para este conteúdo: Best Practices for CRM Management

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