Podemos dizer que muitas das implementações de projetos de tecnologia bem sucedidos atribuídos ao departamento de marketing são feitos em conjunto com o departamento de TI. Desta maneira, marketing e TI precisam manter sempre um bom relacionamento entre si.
Na verdade, construir um relacionamento com o departamento de TI é como ter um “cônjuge do trabalho”. Se você pensar a fundo sobre isso, tanto no trabalho quanto nas relações de cônjuge pessoal, ambas são de parcerias. Para cada pessoa é atribuída uma área de responsabilidade, onde o objetivo final é aumentar a família, a equipe ou os negócios.
Muitas vezes marketing e TI têm objetivos diferentes, a equipe de marketing se preocupa em obter mais leads, mais clientes e aumento de receita, já a equipe de TI avalia se implementou as tecnologias certas e se manteve os custos baixos, beneficiando os negócios.
Para esse relacionamento ser bem sucedido, deve haver um comprometimento desenvolvido através de um conhecimento geral do que o projeto irá realizar. Isso inclui ultrapassar as métricas nas quais as equipes são avaliadas e, para fazer isso corretamente, os papéis e as responsabilidades de todos os envolvidos no projeto devem ser claramente definidos.
Definindo Funções e Responsabilidades
O departamento de marketing deve ser responsável por indicar problemas, eles também devem determinar a visão do processo de negócio, já o departamento de TI deve ser responsável por fornecer orientações sobre qual tecnologia nova implantar para resolver o problema definido por marketing.
A implementação desta nova tecnologia e o suporte serão de responsabilidade da TI. Não basta apenas delimitar alguém com alto conhecimento, a responsabilidade por cada processo deve ser bem estabelecida.
Quais são os passos para implementar uma nova tecnologia e quem faz o quê?
1. Retratar o problema deve ser o primeiro passo – O marketing precisa definir e comunicar claramente qual é o desafio ou a oportunidade atual que eles estão tentando resolver.
2. Definindo os interesses desejados – O próximo passo é o marketing explicar o problema e fazer uma proposta para a equipe interna aceitar e implementar uma nova tecnologia que irá resolver esse problema. Para projetos grandes é importante ter patrocinadores, como CMO e CIO, para garantir alinhamento com a direção da empresa.
3. Definindo os requisitos – Esta etapa do projeto é interessante, já que tanto o marketing quanto a TI podem ser responsáveis, e todos tem que ter em mente que, quem quer que esteja planejando as exigências solicitadas, deve conhecer os objetivos de marketing e ter uma ideia do que pode ser alcançado com a nova tecnologia que será implantada.
4. Busca por novas tecnologias – A primeira decisão que precisa ser tomada é saber se a empresa irá desenvolver uma nova tecnologia ou se irá comprar. Se a decisão for comprar, o melhor a fazer é começar uma pesquisa sobre as tecnologias existentes, isso geralmente exige um esforço em conjunto entre as equipes de marketing e TI. Embora a TI não seja a responsável pela decisão final, é fundamental obter a aceitação do pessoal de marketing, já que eles serão os usuários dessa nova ferramenta.
5. Escolhendo um fornecedor – O próximo passo é escolher um fornecedor e este é um ponto em que a TI e o marketing devem se posicionar em conjunto, o responsável pelo projeto deve opinar também na decisão de compra, mas no final a solução escolhida deve resolver a necessidade do negócio, atender aos padrões de TI e ser bem aceito pela equipe de marketing que irá usar.
6. Construindo e integrando a solução – É aí que entra a TI, dependendo da decisão tomada, eles criam a solução ou compram uma e a integram na tecnologia já existente.
7. Gerenciamento de projetos – Para que qualquer grande projeto seja bem-sucedido, é necessário um bom gerente de projetos. Como a TI lidera o processo de implementação, ela será responsável apenas por garantir a qualidade e a precisão da implementação do software.
8. Testes – O teste inicial geralmente é de responsabilidade da equipe de TI, depois de determinar que o sistema está estável, eles passarão o teste para a equipe de marketing. A equipe de marketing em seguida valida se a funcionalidade da ferramenta solicitada atende às suas necessidades, conforme definido nos requisitos.
9. Lançamento – Uma vez que a nova tecnologia estiver pronta, ela deve ser tratada como um lançamento de produto. A equipe de marketing precisa posicionar os benefícios dessa nova tecnologia, treinar os usuários e garantir que todos a usem. Comemorar o sucesso juntos também é importante quando o projeto for lançado.
10. Manutenção contínua – No final, a equipe de TI dará todo o suporte técnico necessário se a equipe de marketing tiver algum tipo de problema. É importante que a TI tenha um bom controle sobre o que foi construído, tenha recursos para dar suporte e também tenha um bom relacionamento com o fornecedor para escalonar os problemas, se necessário.
Evitando rompimento entre Marketing e TI
Não é fácil manter um bom relacionamento entre as equipes de Marketing e TI, no entanto, é importante fazer um esforço. Se o relacionamento com seu “cônjuge de trabalho” estiver em um terreno rochoso, saiba como agir para evitar um rompimento.
Primeiramente, é importante definir as responsabilidades e funções de cada um, a falta de clareza sobre as funções, áreas específicas e metas de cada integrante das equipes pode causar uma ruptura entre marketing e TI.
Quando a liderança entre essas equipes não está alinhada, muita coisa pode dar errado, como por exemplo, a compra de uma ferramenta errada que pode ou não atender às necessidades do marketing ou aos requisitos de TI, isso não é bom para ninguém, tornando um pesadelo para a gestão de negócio.
Por fim, tome decisões críticas. Quando são tomadas decisões para implementar novas ferramentas de tecnologias devido à uma necessidade de negócio e essa tecnologia não resolver o problema, provavelmente a adoção será baixa e causará um estresse entre as duas equipes.
Como no casamento, a relação entre Marketing e TI deve ser de responsabilidade, compromisso e trabalho em equipe. O alinhamento dessas equipes garantirá a implementação bem-sucedida da tecnologia que resolverá os problemas do negócio.
E como todos trabalham para o sucesso e o crescimento da empresa, não se esqueça de progredir em cada etapa e no final todos serão beneficiados.
Fonte de inspiração para este conteúdo: Marketing and IT: Developing A Relationship Powerhouse