Muitos perguntam qual a vantagem do Inovatize Zurmo CRM em relação aos concorrentes e minha resposta sempre é: “Além de ser uma solução muito fácil de usar e de personalizar, é também um software livre, o que permite, entre outras liberdades, a de escolher onde instalar, quem será o responsável pela instalação e manutenção, quem fará as possíveis adaptações e atualizações, etc.”
Esta liberdade faz toda a diferença para uma empresa, principalmente para as startups, pequenas e médias empresas que não tem tantos recursos financeiros para investir em TI, porque simplesmente podem escolher contratar uma empresa terceira (e trocar esta empresa terceira por outra, caso os serviços não sejam bem realizados) ou realizar a instalação, as atualizações e também as personalizações por conta própria, sem depender de mais ninguém.
Não sei quanto a você, mas eu acho esta vantagem simplesmente incontestável, pois você escolhe o que é melhor para você (e para sua empresa) sempre.
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A seguir mostrarei um passo a passo para que você mesmo faça a instalação do Inovatize Zurmo CRM em um servidor, esteja ele instalado na própria empresa ou hospedado em um data center. Os pré-requisitos são:
- Servidor Web Apache;
- Banco de dados MySQL;
- Suporte ao PHP com as extensões pcre, spl, ctype, apc, soap, curl, mbstring, memcache, imap, pdo, pdo_mysql, zip e gd;
- Memcached – Recomendado para melhorar a performance.
Alguns parâmetros do PHP também precisam estar configurados:
- date.timezone;
- memory_limit >= 128M (Mínimo), >=256M (Recomendado);
- file_uploads deve estar habilitado;
- upload_max_filesize >= 20M (Ajustar de acordo com sua necessidade);
- post_max_size >= 20M (Ajustar de acordo com sua necessidade);
- max_execution_time >= 300
- set_include_path deve estar habilidado;
- $_SERVER deve estar acessível.
Em seguida será necessário criar um usuário e uma base de dados no MySQL ou deixar que o próprio instalador do Inovatize Zurmo CRM faça isto, porém é necessário saber o usuário e senha do administrador do MySQL. Por padrão, o usuário é o “root” e não tem senha de acesso.
Será necessário também copiar a última versão do Inovatize Zurmo CRM, disponível no endereço http://zurmo.org/download, e descompactar os arquivos no diretório principal – Document Root – do Apache. Este diretório varia um pouco dependendo da distribuição, mas normalmente é /var/www/html.
Depois que os arquivos são descompactados será necessário acertar as permissões de alguns diretórios e arquivos que precisam ter permissão de escrita por parte do Apache. São eles:
- app/protected/config/
- app/version.php
- app/assets/
- app/protected/data/
- app/protected/runtime/
No navegador vá para o endereço http://<endereço do servidor>/zurmo/app/index.php, onde será apresentada a tela inicial, conforme abaixo:
Clicando no botão Click to start, será realizada uma verificação no servidor quanto aos pré-requisitos, permitindo ou não, a continuação da instalação. Na tela abaixo são mostrados dois alertas quanto aos parâmetros do PHP relacionados ao envio (upload) de arquivos e somente depois de solucionado será permitido continuar com a instalação:
Com os erros resolvidos é possível continuar com a instalação, conforme mostra a imagem a seguir, preenchendo os parâmetros da base de dados, senha do usuário administrador super, etc:
Após preencher os campos obrigatórios, basta clicar no botão Install para que a instalação seja iniciada:
Depois da instalação concluída, será apresentada a tela de acesso e com o usuário super você terá acesso ao Inovatize Zurmo CRM e também à Administração do CRM, sendo possível instalar o idioma português Brasil, criar os usuários de acesso, criar e definir as funções para cada usuário, criar e configurar as permissões de grupos, etc.
Pronto! O Inovatize Zurmo CRM está instalado e pronto para ajudar sua empresa a gerenciar as informações dos clientes.
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Saiba o que é um CRM
CRM é uma ferramenta voltada para o processo de foco no cliente, que coloca o cliente no centro dos processos de negócio, de modo a perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais.
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Diversas melhorias são verificadas com a utilização correta do CRM pela empresa. Todos estes resultados são possíveis simplesmente analisando as informações armazenadas no próprio CRM. Simples assim!
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Implementar um sistema de CRM gera alguns desafios e o primeiro deles é a mudança de foco, que deixa de ser o produto ou serviço e passa a ser o cliente, porém qualquer estratégia bem sucedida começa pela construção de uma base sólida de relacionamento com os clientes.