Conquistar os melhores resultados e manter a equipe motivada durante esse processo pode ser um desafio e tanto para qualquer empresa. Não dá para achar que o sucesso de seu negócio virá sem planejamento. É preciso conhecer muito bem os números e as ações que são tomadas a partir disso.
Por esta razão, é importante saber mensurar cada resultado através de indicadores para a equipe de marketing e vendas. Eles são responsáveis por nortear todas as estratégias que serão capazes de guiar sua marca pelo caminho mais assertivo.
Além disso, através dos indicadores é possível fazer uma boa gestão de produtividade dentro dos times. Primeiramente, isso é possível pois a visualização dos dados se tornam muito mais clara. Além disso, as equipes conseguem se motivar ao enxergar melhor os resultados de suas ações.
Quer saber um pouco mais sobre como implementar os indicadores para a equipe conquistar os resultados que você espera? Então continue no post.
Indicadores para a equipe de marketing
Nenhum negócio é fechado sem antes o time de marketing entrar em ação. Por isso, vamos começar pensando nos indicadores que podem mostrar como estão os resultados para este time.
– Número de leads
Antes mesmo de pensar em oportunidades de negócios fechadas, você precisa entender quantos possíveis clientes chegaram até sua marca. Primeiramente, pense no funil de vendas e lembre-se que boa parte dos esforços do marketing será para dar visibilidade à sua marca. Ou seja, é nesse momento que um possível cliente se transforma em um perfil interessado em seu produto.
Ter uma visão destes números pode ajudar a entender como este cliente está evoluindo no funil de vendas. Além disso, o time de vendas pode se preparar melhor para ações personalizadas no momento certo para fechar um negócio.
– Qualificação de leads
De nada vale ter um número de leads incrível se você não souber identificar quantos deles já estão qualificados e quantos ainda precisam ser nutridos com mais informações relevantes. Ou seja, a taxa de conversão de seus negócios dependem do quão qualificados estão seus possíveis clientes. Pense que é isso que poderá definir uma decisão de compra!
– Taxa de conversão
Você seguiu o conselho acima direitinho e percebeu que o número de leads está incrível. Porém, o número de negócios fechados está muito abaixo do esperado. Sabe o que isso significa? Primeiramente, que a sua taxa de conversão, provavelmente, está baixa. Consequentemente, as estratégias da equipe precisam ser revistas. Talvez o seu lead não esteja sendo nutrido com conteúdo relevante ou, o pior: você está captando os leads errados!
Indicadores para a equipe de vendas
A gente sabe que quando o assunto são os resultados, não dá para pensar apenas em um lado da moeda. Ou seja, tanto o time de marketing quanto o de vendas precisam estar juntos envolvidos na busca dos resultados. Da mesma forma, sabemos que alguns indicadores não são tão exclusivos assim do time de marketing ou de vendas. Porém, é possível citar alguns dos indicadores que são mais exclusivos da equipe de vendas.
– Ciclo de vendas
Este é um indicador muito importante, pois com ele é possível entender quanto tempo, em média, demora para que uma oferta se transforme em uma venda. Quanto menor for o ciclo de vendas, melhor. Ou seja, sua equipe está alinhada, gerando leads qualificados e a equipe de vendas está sabendo fechar negócios de forma assertiva.
– Ticket médio
Você precisa saber qual o valor médio que seus clientes gastam com sua marca. Esse dado é muito importante para entender quanto a sua empresa está faturando. Além disso, através desta avaliação você estará mais preparado para colocar em prática ações promocionais, descontos, entre outros pontos que impactam na decisão de uma compra de maior valor.
– Taxa de churn
O número de cancelamentos de pedidos ou contratos está aumentando? Então vale a pena tentar entender melhor por quais razões isso tem acontecido! Muitas vezes, a equipe de vendas precisa encontrar soluções para alguns dos processos de venda. Ou seja, entender se o erro está na logística, no atendimento, no momento da abordagem ou, até mesmo, no tipo de cliente, já que tem uma relação direta com custo de aquisição do cliente.
Gamificação e produtividade
Muitas empresas encontram dificuldades para identificar os problemas dentro de suas equipes. Isso acontece, principalmente, porque é difícil conseguir envolver os colaboradores e motivá-los para atingirem melhores resultados.
A gamificação vem ganhando espaço dentro de empresas que querem reforçar o alcance de metas baseadas em indicadores predefinidos.
A aquisição de novos clientes, divulgação, avaliação e ações cotidianas da empresa, como o uso de um software de CRM (Custom Relationship Management), podem se tornar muito mais prazerosas e motivadoras através deste tipo de estratégia.
O Inovatize Zurmo CRM é uma aplicação gamificada que estimula os colaboradores a se comprometerem com a utilização das funcionalidades dentro do software. Através de uma mecânica de jogos e recompensas, o funcionário acaba sendo envolvido com as entregas, melhorando a produtividade operacional.
Nós preparamos um eBook que fala justamente sobre como iniciar a gamificação em um negócio e engajar a equipe de marketing e vendas a entregarem suas tarefas buscando sempre o melhor desempenho possível. Baixe o ebook, é gratuito!
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Parabéns!!!