O marketing digital é uma das principais atividades de comunicação para empresas dos mais variados tamanhos. Entre as diversas vantagens que ele apresenta em relação ao “marketing tradicional”, a possibilidade de mensuração dos resultados é uma das mais determinantes para o sucesso da metodologia. No post de hoje nós vamos entender o que é CAC, uma das métricas mais importantes para a saúde de todo tipo de empresa. Confira!
O que é CAC?
CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Clientes, uma métrica muito utilizada para auxiliar empresas na definição do orçamento e dos esforços necessários para execução da estratégia de marketing.
É um indicador que leva em conta tudo o que foi investido em vendas e marketing, desde o primeiro contato do cliente com a marca até o fechamento da venda propriamente dita. Calcula quanto custa para trazer cada novo cliente para a organização. Resumindo, quanto menor for o CAC maior será a lucratividade e a saúde financeira da empresa.
Como calcular?
É bem simples calcular o CAC da sua empresa: basta somar todo o valor gasto com marketing e vendas (incluindo os profissionais) e dividir pelo número total de novos clientes gerados no período. Vejamos um exemplo para facilitar o entendimento.
Digamos que seu investimento em marketing tenha sido de R$5.000, seus profissionais envolvidos custam R$10.000 e seu esforço de vendas custou outros R$5.000. Tudo isso gerou um resultado de 200 novos clientes naquele período. Se somarmos tudo e dividirmos pelos 200 clientes vamos chegar ao CAC de R$100. Ou seja, cada novo cliente custa R$100 para a sua empresa.
Qual a importância desta métrica para sua empresa?
O CAC é um dos principais indicadores de performance para a empresa, e esta importância não existe à toa. Esta é a métrica que vai ajudar você a entender melhor a rentabilidade do seu negócio. Com ela você poderá sempre ajustar os custos e investimentos para manter a empresa em crescimento e com a saúde financeira em dia.
Além da saúde financeira, como o CAC é uma métrica que envolve dois pontos importantes – custo de investimento e entrada de novos clientes – ela ainda pode auxiliar nas tomadas de decisão que envolvam estas duas frentes.
No caso de novos empreendimentos, esta métrica também ajuda a compreender a viabilidade da empresa, tanto para os empreendedores quanto para os investidores.
O que fazer para reduzir o valor do CAC?
Antes que você se pergunte: sim, para melhorar o resultado é bem mais vantajoso reduzir o CAC do que aumentar o investimento em marketing para adquirir mais clientes. Para fazer isso separamos abaixo algumas recomendações. Veja só:
Compartilhe seu conhecimento
Com a revolução digital, boa parte do processo decisório do cliente acontece antes dele entrar em contato com a empresa. Durante uma parte significativa desta jornada as pessoas buscam conteúdos que os ajudem a tomar a decisão. Compartilhar conhecimento, portanto, é uma atividade mais barata que a compra de mídia e potencialmente mais eficaz para chamar a atenção dos potenciais clientes.
Invista para atingir as pessoas certas
De nada adianta investir em marketing digital se você não souber como segmentar o público-alvo para impactar as pessoas com maior propensão a se tornarem clientes. Antes da sua próxima campanha pare para pensar sobre isso, e sem dúvida, seus resultados serão melhores e mais baratos.
Mantenha um bom relacionamento com sua base de leads
A base de leads é um dos melhores ativos de marketing que sua empresa pode ter, já que estas são as pessoas que escolheram manter uma proximidade e um contato maiores com a sua marca. Investir no bom relacionamento com estas pessoas é um trabalho de baixo custo e que pode render ótimos frutos para o seu negócio.
Entender o que é CAC é um dos primeiros passos para uma estratégia de marketing digital eficiente e que preveja uma boa utilização dos recursos da empresa. Comece a acompanhar esta métrica hoje mesmo, e pare de gastar recursos com o que não traz bons resultados. Siga a Inovatize nas redes sociais e conheça mais sobre como nossa empresa pode ajudar a sua.
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