Gestão de vendas: saiba como a automação de marketing pode te ajudar

Você já parou para pensar qual o tipo de mentalidade você tem usado na gestão de vendas do seu  negócio? Antes que você estranhe a pergunta, vale uma explicação do porquê foi feita.

A mentalidade de um empreendedor direciona as estratégias que terá ao lidar com a gestão de sua empresa.

Nos dias de hoje, não dá para olhar o próprio mercado de forma ingênua e acreditar que será possível se destacar da concorrência sem investir em tecnologia. Não importa se você gerencia uma grande empresa de tecnologia ou se tem um restaurante.

Com isso, o uso de ferramentas de gestão e automação de marketing são fundamentais para quem quer maior controle na gestão financeira e informações detalhadas de seus clientes.

Desta forma, além de beneficiar a atração e a fidelização de clientes, é possível aumentar a produtividade e evitar erros.

Separamos alguns tipos de ferramentas e ações que podem ser úteis para o seu negócio. Assim, você conseguirá pensar o que falta para a gestão de vendas e o marketing de sua empresa serem eficientes.

Estratégias e ferramentas para gestão de Vendas e automação de marketing

Business Intelligence (BI): as ferramentas que fazem parte do Business Intelligence ajudam o empreendedor a ter uma visão ampla de seu negócio. Aqui toda a trajetória da empresa é levada em consideração. Ou seja, a análise de dados do passado e do presente, levantamento de relatório e gráficos ajudam a traçar estratégias completas.

Desta forma, quem opta por contratar um profissional especializado em BI ou adota ferramentas deste tipo, consegue ter uma visão mais ampla do mercado e entender como o consumidor se relaciona com o produto.

Certamente, essa pode ser uma excelente forma de redirecionar estratégias e saber se posicionar melhor frente à concorrência.

Enterprise Resource Planning (ERP): uma das grandes dificuldades em um negócio é conseguir integrar informações de diversas áreas. A tomada de decisões precisa ser pautada em dados relevantes e com impacto positivo em todos os setores de um negócio. 

O software de ERP é a solução prática para quem precisa integrar diferentes informações, como:

  • a emissão de notas;
  • informações do estoque;
  • gastos mensais com funcionários;
  • contas a pagar;
  • contas a receber;
  • produtos que são mais vendidos;
  • quais os períodos de maior vendas;

Consequentemente, você sai ganhando em eficiência, clareza sobre o negócio e em produtividade ao integrar estas informações.

Customer Relationship Management (CRM): não dá para oferecer bons serviços e produtos sem entender a fundo o cliente e suas necessidades.

O software de CRM visa a captação, organização e gerenciamento das informações relevantes dos clientes. Com isso, a equipe de marketing consegue analisar estes dados e propor estratégias que sejam personalizadas ao seu público.

Dentre estas estratégias, a automação de marketing é fundamental para que tanto a equipe de vendas quanto a de marketing possam falar a mesma língua!

A boa abordagem de um vendedor depende do quão bem informado ele está sobre o cliente. Do contrário, nem mesmo a melhor estratégia de venda funcionará.

Além disso, a taxa de conversão de compra através de campanhas de e-mail marketing é 40 vezes maior do que nas redes sociais. Certamente, outra forma de garantir o engajamento do cliente com seu produto é com uma boa campanha de e-mail marketing.

O Mautic é uma ferramenta capaz de te ajudar a personalizar sua campanha de e-mail marketing. Além disso, é possível integrá-la com o Inovatize Zurmo CRM e, consequentemente, melhorar seus resultados em marketing digital.

Agora você já sabe um pouco mais sobre as ferramentas que poderão te auxiliar na gestão de vendas da sua empresa. Conquiste bons resultados com a automação de marketing junto ao seu time de vendas. Bons negócios!

Ebook Tudo o que você precisa saber sobre Automação de Marketing

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