Vender sempre mais! Esse é o objetivo perseguido por todo vendedor. No entanto, atingir essa meta exige muito empenho, ter um bom produto, acertar na escolha da estratégia, evoluir constantemente e ter uma boa gestão comercial.
Parece uma receita muito simples, mas como colocar esses pontos em prática? Como conseguir melhorar a sua performance como vendedor? Que ferramentas você pode utilizar para fazer uma gestão comercial eficaz?
Neste artigo você verá a influência da gestão comercial na empresa, dicas para se tornar um bom vendedor e como o CRM é fundamental no gerenciamento. Confira!
Como a gestão comercial influencia as empresas?
Segundo dados do Sebrae, a falta de planejamento é uma das principais causas de morte das empresas. Em vendas, não é diferente. É uma ferramenta que direciona como se deve realizar as vendas.
A gestão comercial é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio, pois explora oportunidades e alcança continuamente novas transações.
Para que isso aconteça, o gestor comercial cria um planejamento alinhado com a estratégia da organização e implementa ações para aumentar a produtividade e a rentabilidade.
Como se tornar um bom vendedor?
1. Desenvolva-se continuamente
O treinamento é essencial se você deseja se tornar um vendedor de sucesso.
Por mais tempo de experiência ou dinâmica que possua, você não deve estagnar, muito pelo contrário — especializar-se aumentará os seus resultados de forma exponencial.
Se você está começando agora, tenha em mente que o treinamento o ajudará a criar uma mentalidade de vendedor de sucesso, além de indicar os comportamentos e habilidades necessárias.
2. Escute o cliente com atenção
O vendedor tem que ter em mente que o cliente não compra o produto, ele compra a solução para determinado problema.
Quanto mais você falar, menos oportunidade terá de identificar os problemas do seu prospecto e menor a chance de vender.
Por isso, o vendedor de sucesso deve estimular o cliente a falar, destacar os pontos importantes que ele falou e só depois disso mostrar como o seu produto ajudará o cliente a resolver o problema.
3. Estabeleça uma relação de confiança
O cliente tem medo de falhar, medo de comprar demais, de pagar mais do que na concorrência. Resumindo, a compra é um ato de risco. A melhor forma de vencer essa objeção é buscar o estreitamento das relações de confiança.
Quando o cliente falar, demonstre empatia e compreensão pelo seu sentimento ou preocupação e, principalmente, venda apenas um produto ou serviço que verdadeiramente o ajude. Certamente isso produzirá um efeito poderoso.
Qual a importância do CRM na gestão comercial?
O CRM representa uma estratégia de negócios focada única e exclusivamente na fidelização do cliente, com informações coletadas pela equipe.
Essa ferramenta integra dados e apresenta em detalhes todo o histórico e interações dos clientes.
Isso possibilita fornecer um atendimento personalizado, gerar conteúdo segmentado e relevante para o seu público e preparar os leads para o vendedor agir no momento correto, aumentando consideravelmente a taxa de conversão.
Neste artigo você descobriu a importância da gestão comercial, dicas para ser um vendedor de sucesso e como o CRM pode ajudá-lo nesse processo. Mas essas dicas só serão válidas se você praticar. Portanto, siga as nossas dicas e sucesso nas vendas!
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