É hora de mudar de CRM?

Quando você adquiriu o software de CRM – Customer Relationship Management – para sua empresa, você esperava que essa ferramenta fosse ajudar a sua equipe a alcançar mais vendas certo? No entanto, isso infelizmente ainda não aconteceu.

Se você está com dúvidas e se perguntando por que o CRM que a sua empresa usa não está trazendo resultados satisfatórios e, principalmente, por qual razão não está motivando a sua equipe a usá-lo, talvez seja a hora de mudar de CRM.

Pesquise o que as outras ferramentas tem a oferecer de melhor, o que sua empresa está perdendo, verifique quais benefícios os outros sistemas podem trazer para o seu negócio e, o mais importante, se é hora certa de mudar.

Veja abaixo alguns sinais de que está na hora de sua empresa mudar para outro CRM:

Está dando mais trabalho do que trazendo resultados

Quantas tarefas seu CRM pode automatizar? Se você não sabe, ou o seu CRM automatiza poucas tarefas ou nenhuma, nesse caso, você está gerando mais trabalho para a sua equipe do que trazendo benefícios.

O CRM deve acelerar os processos de vendas, facilitando a entrada de dados importantes que serão acompanhados pela equipe comercial, que no momento certo tomarão uma ação. Sem essa funcionalidade de automação de processos,  o trabalho de toda a equipe fica mais difícil.

Se o CRM atual que você utiliza não permite criar processos personalizados que atendam as necessidades da equipe, então está na hora de mudar de CRM.

Não pode ser acessado de qualquer lugar

Hoje em dia, a maioria das vendas acontecem fora do escritório, no bate papo com amigos, por indicação de pessoas do seu meio social, em eventos e até mesmo na fila do restaurante ou na academia.

Se você não consegue acessar o CRM de um dispositivo móvel para fazer anotações assim que acontece uma conversa, corre o risco de perder informações importantes e, consequentemente, pode perder uma grande oportunidade de negócio.

Se o seu CRM não tiver recursos para ser utilizado em dispositivos móveis, é hora de mudar para um CRM que faça isso.

Não fornece os relatórios que sua equipe precisa

Um CRM tem que ser tão bom quanto os relatórios que ele fornece!

Sem analisar os relatórios de resultados, a sua equipe não pode prever o futuro das ações de vendas e isso torna o software menos eficaz e mais trabalhoso para o seu time.

Se você não está recebendo os tipos de relatórios que precisa, é hora de mudar de CRM.

Não está ajudando sua empresa a conquistar novos clientes

O objetivo do CRM é ajudar a empresa a conquistar novos clientes. O software deve lembrar o vendedor de fazer follow up e nutrir automaticamente cada lead até que eles caminhem pela jornada de compra e se transformem em clientes ativos.

Se o seu CRM não fornece informações suficientes que irão converter os leads em clientes, talvez seja hora de um novo.

Claro que alguns processos de vendas são deixados nas mãos de sua equipe comercial e o objetivo do CRM é melhorar o trabalho de forma que organize todo esse processo para que possa trazer cada vez mais novos negócios.

Ninguém está usando o CRM

Talvez a maneira mais fácil de saber se é hora de mudar para um novo CRM é observar quantas pessoas estão realmente usando a ferramenta.

Se ninguém estiver usando o sistema, então algo está errado. Converse com a sua equipe para descobrir qual o motivo que está impedindo de usarem o software.

A sua empresa pode ter vários motivos para querer mudar de CRM, desde o software não ser compatível com dispositivos móveis,  por não oferecer informações e relatórios precisos e até mesmo pelo fato de sua equipe comercial não estarem usando.

Não importa qual é o motivo, se a sua empresa deu os sinais acima, você pode começar a pesquisar outra ferramenta e use os comentários e opiniões que você recebeu da sua equipe de vendas para procurar por um software que seja fácil de usar, que tenha boa aceitação pelo seu time de trabalho e que se adapte perfeitamente ao seu modelo de negócio.

É importante utilizar as melhores práticas para melhorar e implantar a cultura do CRM, não somente dentro da equipe comercial, mas em toda a empresa.

Você está pronto para mudar de CRM? Comente abaixo quais características e funcionalidades você está buscando para seu novo CRM, que vamos te ajudar a encontrar a ferramenta mais adequada para suas necessidades.

Fonte de inspiração para este conteúdo: Is it time for you to shop for a new CRM?

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