Fatores estéticos aumentam a conversão do seu disparo de e-mail marketing

Existem variadíssimas razões para uma pessoa se sentir tentada a apostar no disparo de e-mail marketing e certamente que alguns leitores deste artigo poderão justificar o investimento por razões tão diferentes quanto a natureza dos seus negócios.

Alguns terão sido atraídos pelo número sonante de 4400%, o ROI potencial deste meio de comunicação. Outros pelos benefícios trazidos ao nível da promoção de brand awareness. Haverá ainda outros que optaram pelo disparo de e-mail marketing, devido ao seu baixo custo, quando comparado com as verbas requeridas por outros media.

Ao fim e ao cabo, estamos a falar de um meio de comunicação extremamente popular. Existiam 3.8 biliões de contas de e-mail em 2018, de acordo com um estudo da Radicati. Estima-se que este número chegue aos 4.2 biliões até 2022. Com um público tão alargado, é normal que o e-mail seja um meios preferenciais para efeitos comerciais.

Contudo, será tão fácil assim criar uma campanha que se destaque das restantes, quando misturada com as centenas de e-mails de propaganda na nossa caixa de entrada?

O que não faltam são técnicas que aumentam a probabilidade de alcançar esse destaque. A criação de uma linha de assunto atrativa e a rentabilização do espaço do pre-header são exemplos disso.

Neste artigo, vamo-nos focar na necessidade de atingir bons resultados no campo estético para tirar o melhor proveito do seu disparo de e-mail marketing e explicar como tudo será mais fácil se recorrer a um aplicativo profissional como Mailify, por exemplo.

Como a estética pode influenciar o sucesso do seu disparo de e-mail marketing

Um estudo da Forbes do ano passado avançou com dois dados sumamente interessantes. O primeiro é de que 38% dos utilizadores deixarão de navegar em determinado website se o layout não for atrativo. O segundo, que 39% dos utilizadores desistirão de o fazer se as imagens não forem descarregadas devidamente.

Estes números ajudam-nos a tecer duas conclusões em simultâneo: que exigimos cada vez mais ao nível da usabilidade e que o aspeto visual de uma campanha ou website exerce uma influência tremenda sobre a percepção que temos de uma empresa.

O mesmo artigo ressalva a importância das cores associadas à empresa e a qualidade do design no que toca à criação de uma imagem de sucesso.

Afinal de contas, todos nós criamos uma resposta emocional quando expostos às manobras de publicidade de uma empresa. Essa resposta emocional é fortemente influenciada por fatores estéticos e contribui de forma determinante para a nossa decisão de comprar ou não um produto.

Na era da UX, os internautas não esperam somente uma experiência positiva e intuitiva quando lidam com a sua campanha de disparo de e-mail marketing. Também esperam que essa experiência seja integrada numa outra mais ampla, que abrange todas as percepções que se tem da empresa.

Por esse motivo, torna-se essencial que a estética da sua campanha esteja em conformidade com os valores e objetivos da sua empresa.

Como otimizar os seus resultados neste campo?  

Como já foi dito anteriormente, o ROI potencial do e-mail marketing é extraordinário. Contudo, fazer com o que a sua campanha se destaque depende de muitos fatores.

O recurso a um aplicativo profissional torna-se obrigatório, e a sua escolha deverá recair sobre um que lhe dê todos os instrumentos necessários para se diferenciar. Numa perspetiva estética, eis alguns dos fatores que poderão fazer a diferença:

  • Templates de e-mail e newsletter

O ideal é poder contar com uma galeria de templates rica em diversidade e qualidade ao nível do design. Com Mailify, poderá contar com várias dezenas de templates gratuitos, todos eles facilmente personalizáveis e responsivos.

  • Um editor de e-mail sofisticado e user-friendly

Um instrumento essencial para a obtenção de bons resultados. Com um bom editor de e-mail, será capaz de criar facilmente o seu próprio template, de alterar o layout e adicionar o conteúdo que pretender (texto, vídeo, imagens, botões CTA, etc.).

Para além disso, ser-lhe-á possível personalizar o conteúdo inserido sem quaisquer dificuldades, pelo que a inclusão do seu logo ou a adaptação do template às cores da sua empresa estarão à distância de poucos cliques.

  • Eye tracking preditivo

A cereja no topo do bolo para os mais perfeccionistas. Graças a esta funcionalidade inovadora, Mailify permite-lhe prever a forma como o seu disparo de e-mail marketing será lido e recebido pelos seus destinatários.

Não só simula a trajetória do olhar do leitor durante os primeiros segundos da visualização, como elabora relatórios das zonas de calor (áreas mais clicáveis) e opacidade (destacando as áreas mais visíveis do e-mail). De forma a permitir-lhe retificar os mais pequenos detalhes, terá acesso a um quarto relatório relativo à análise estética. Este atribui-lhe uma pontuação de 0 a 100 em campos como a utilização das cores e a harmonia estrutural do e-mail.

Conteúdo escrito pela equipe da Mailifyhttps://pt.mailify.com/

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