O e-mail ainda é o meio mais utilizado internamente pelas empresas para resolver os problemas de comunicação interna porém, não foi criado para ser como um “messenger” e as vezes acaba sendo uma comunicação um pouco desorganizada e também não tão confiável, quando se quer obter uma resposta imediata.
Mas, por que as empresas ainda insistem em usar o e-mail para resolver os problemas de comunicação interna? Talvez porque acreditam que seria desnecessário ou muito caro utilizarem uma tecnologia específica para resolver esta situação.
É bem verdade que existem várias ferramentas para a comunicação interna mas vou apresentar aqui como o Inovatize Zurmo CRM pode melhorar bastante a comunicação, em especial da equipe de marketing e vendas.
Inovatize Zurmo CRM, uma nova forma de comunicação entre sua equipe e muito mais divertida
O Inovatize Zurmo CRM veio para deixar mais organizada a forma de trabalhar e também de se comunicar, é uma ferramenta fácil e divertida, que vai tornar a comunicação interna muito mais simples, proporcionando recursos e melhorias para sua empresa, além de permitir uma ótima maneira de compartilhar informações entre a equipe.
Um grande diferencial do Inovatize Zurmo CRM é a gamificação e muitas empresas ainda estão um pouco tímidas em introduzir esta estratégia no dia a dia de sua equipe comercial.
A geração mais nova aceita muito bem esse novo conceito de gamificação e ficam até mais motivados, engajados e produtivos, sabendo que no final serão recompensados se atingirem suas metas ou se vencerem alguns desafios.
Estas recompensas são atribuídas conforme cada uma das etapas é atingida dentro do CRM, com isso vão acumulando pontos, que ao longo do tempo são trocados por premiações estipuladas pela própria empresa, sejam estas premiações virtuais ou reais.
Os mais velhos ainda não sabem como adaptar no seu dia a dia de trabalho a gamificação e também não se sentem familiarizados com essa estratégia. Aqui os gestores precisam realizar ações e treinamentos para alinhar as expectativas de todos da equipe.
A gamificação pode estimular uma competição saudável entre as pessoas, gerando dentro de cada um a vontade de vencer e, dessa forma, se destacar entre os demais. A empresa acaba de certa maneira atingindo seus objetivos e ao mesmo tempo valorizando todos que se dedicaram e trouxeram resultados, de alguma forma, para a empresa.
Essas recompensas são importantes para motivar o time de marketing e vendas a se empenharem cada vez mais e resultado será um time mas forte, comprometido e unido.
O departamento comercial por ser uma área que sofre pressão devido às metas que tem que alcançar, acaba sendo mais resistente a essa nova maneira de trabalhar já que boa parte dos vendedores não querem compartilhar nem expor os dados de seus clientes, seja por insegurança, seja por medo de perder o cliente para outro vendedor.
A gamificação utilizada para melhorar a comunicação interna é a solução ideal para tornar transparente os critérios das premiações, os motivos que levarão um colaborador a ganhar uma recompensa e também listar os melhores em cada categoria.
Tudo isto, promove um ambiente de trabalho mais colaborativo, engajado e produtivo.
Como resolver os problemas de comunicação interna com o Inovatize Zurmo CRM?
O Inovatize Zurmo CRM permite conversar com uma ou mais pessoas em grupos privados, além de centralizar a comunicação, facilita a busca por informações e arquivos antigos de modo simples e mais rápido que no e-mail.
Utilizar o e-mail para isto é cansativo e pouco produtivo! Já utilizar o Inovatize Zurmo CRM para organizar os canais de comunicação voltados para o atendimento do cliente, para compartilhar dicas de melhores práticas, conhecimento sobre marketing e vendas, etc, é simplesmente fácil e melhora muito o relacionamento dentro da equipe.
Outro detalhe, permite trabalhar remotamente, pois possui um sistema de notificação excelente via e-mail e, assim, o gerente ou vendedor não precisa ficar toda hora verificando se chegou algo importante ou não.
O que o Inovatize Zurmo CRM melhora na comunicação interna?
Há várias vantagens como, agilidade na comunicação, interação com a equipe, agilidade na hora de resoluções de problemas e qualquer outro assunto que dependa de uma comunicação rápida e simples para funcionar.
Se existe mais de um projeto sendo trabalhado é possível criar conversas distintas para cada um destes projetos.
Caso seja necessário incluir um arquivo, combinar o uso do Inovatize Zurmo CRM com uma ferramenta de armazenamento na nuvem como o Dropbox, Google Drive ou ownCloud/Nexcloud, facilita muito, pois basta incluir o link compartilhado do arquivo na conversa.
Isto significa muito mais organização e facilidade na hora de resgatar um documento, informação, proposta, etc, que o gerente ou a equipe precisam rever.
O Inovatize Zurmo CRM pode deixar a comunicação da sua empresa mais livre, tornando a maneira de trabalhar mais leve também, seja para melhorar o relacionamento interno entre as equipes de marketing e vendas, seja para ajudar na fidelização de um cliente e potencializar as ações de marketing; no final todos sairão ganhando.
E você, quais ferramentas utiliza para resolver os problemas de comunicação interna na sua empresa ou departamento? Já pensou em usar um CRM para isto? Compartilhe comigo sua opinião ou até mesmo dúvidas nos comentários abaixo. Até o próximo texto!