Gestão de Relacionamento com o Cliente ou simplesmente CRM – Customer Relationship Management – tem como principal objetivo auxiliar as empresas a fidelizar os clientes existentes e também conquistar novos.
Mas como ele faz isto? Simples, através dos registros dos contatos realizados pelo cliente é possível identificar as reais necessidades e expectativas dele e, a partir daí, explorar melhor as oportunidades, encantando o cliente com a oferta certa, no momento em que ele precisa.
Um sistema de CRM une pessoas, processos e tecnologias possibilitando a criação de um sistema de armazenamento das informações sobre o cliente ao longo de todo o relacionamento dele com a empresa, mas não somente no momento em que realiza uma compra, propriamente dita, mas também quando faz uma reclamação, sugestão, etc.
Empresas estruturadas, sejam as pequenas ou grandes empresas, utilizam algum sistema de CRM, como o Inovatize Zurmo CRM por exemplo, para conhecer seus clientes nos mínimos detalhes.
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Um estudo realizado mostrou que um cliente satisfeito consegue atrair até cinco novos clientes, enquanto que um cliente insatisfeito consegue afastar até nove novos clientes, outro detalhe é que uma empresa gasta cinco vezes mais para conquistar novos clientes do que para fidelizar um cliente existente.
Diante disso, a importância do CRM em armazenar as informações do cliente, possibilitando no momento em que este cliente liga, ser reconhecido não somente pelas suas preferências, mas também pelas últimas compras realizadas, dessa maneira a empresa pode aproveitar este momento para encantá-lo ainda mais, com um atendimento personalizado, oferecendo novos produtos ou serviços, dessa forma acaba obtendo mais informação sobre o cliente.
Portanto é imprescindível o uso da tecnologia, principalmente de soluções de CRM na nuvem, permitindo centralizar as informações do cliente e possibilitando acompanhar as informações de qualquer lugar, e em qualquer horário, através do computador, smartphone ou tablet.
Outra vantagem da computação na nuvem, principalmente para pequenas empresas, é não ter que investir na compra de servidores, infraestrutura de rede, nobreaks e todo o resto para manter o servidor sempre funcionando, além é claro de uma pessoa ou equipe para cuidar deste novo ambiente, ou você acredita que o servidor irá funcionar sem uma supervisão adequada?
A computação na nuvem está disponível para facilitar a vida das micro, pequenas e médias empresas, onde utilizando em conjunto soluções de softwares como serviço, a empresa somente paga o que utiliza e conforme os resultados vão surgindo, pode ampliar o uso da ferramenta e se dedicar ao que realmente importa, ou seja, ao seu próprio negócio.
O Inovatize Zurmo CRM é uma solução livre, com uma interface inovadora e divertida, que utiliza o conceito de jogo para permitir o engajamento e motivação da equipe de vendas e obter resultados sustentáveis, quebrando o paradigma de que soluções de CRM devem ser chatas e complicadas.
Com o Inovatize Zurmo CRM, a equipe de vendas recebe o feedback na hora, metas claras e recompensas por ações positivas, como por exemplo, criar oportunidades ou preencher todos os campos de um lead no CRM. Os gerentes tem maior visibilidade de todas as ações realizadas e podem analisar mais facilmente a performance da equipe, ou de um vendedor apenas.
Outras características são:
- Gerenciamento de Leads, Contatos e Contas de forma fácil e rápida;
- Gamificação com sistema de recompensas e objetivos, promovendo real engajamento da equipe de vendas;
- Acompanhamento das oportunidades criadas através de gráficos.
Mas só usando tecnologia não resolve, é preciso mudar a cultura da empresa para utilizar a nova ferramenta, acertando todos os processos internos que possam vir a ser identificados como problemáticos, e com isto permitir que a empresa alcance os resultados esperados.