Como você já deve ter percebido, conseguir leads para manter o funil de vendas sempre cheio é um dos principais objetivos dentro do marketing digital.
Para atingir esse objetivo, é importante ter em mente que o seu site precisa atrair visitantes e convertê-los em leads – que são potenciais clientes – para posteriormente engajá-los e convertê-los em clientes.
Mas o que fazer para conseguir leads todos os dias?
Abaixo está uma lista para você conseguir gerar mais leads para a sua base de contatos, otimizando o site para funcionar como uma verdadeira máquina de captação de leads.
Use redes sociais para gerar tráfego no site
A mídia social é uma ferramenta poderosa para os profissionais de marketing. Ela é usada para atrair visitantes para o site, criar conscientização, gerar confiança e desenvolver relacionamentos.
Quando você tem uma presença ativa nas redes sociais para direciona o tráfego para seu site, você está construindo uma comunidade.
Uma comunidade de clientes é o que faz com que as pessoas voltem para comprar mais – e o que, em última análise, ajudará você a expandir seus negócios!
Aqui estão algumas ideias:
- Defina o perfil de cliente ideal que você deseja atingir nas redes sociais para ter uma comunicação mais assertiva;
- Facilite para seus seguidores! Publique imagens de eventos ou promoções em tempo real para que todos possam vê-los imediatamente;
- É fundamental entender as particularidades de cada rede social, então use-as da melhor forma possível para agregar valor, tanto para o cliente quanto para o negócio;
- Faça publicações de anúncios pagos para direcionar a mensagem para um público segmentado, alcançando mais pessoas;
- Mostre para o seu público como o seu produto ou serviço ajuda, na prática um cliente. Mas só faça isso com permissão do cliente!
Tenha conteúdos para download
Uma isca digital é um incentivo para um visitante do site fornecer seu nome e endereço de e-mail em troca de algo de valor, como por exemplo uma lista de verificação (checklist), um e-book ou uma mini-aula.
Em outras palavras, as iscas digitais são uma das maneiras mais eficazes de fazer com que as pessoas se inscrevam na sua lista e entrem para a sua base de contatos.
Isso significa que, quando você conseguir criar conteúdo de alta qualidade que as pessoas desejam, elas irão preencher o formulário para que possam fazer o download.
Então, ao criar uma isca digital, certifique-se de que há valor no que você está oferecendo! As pessoas não querem algo só porque é grátis – elas precisam perceber como o conteúdo as ajudará a resolver seus problemas ou melhorar suas vidas de alguma forma antes de se inscreverem.
Um detalhe, você também pode usar a isca digital por meio de um anúncio pago ou postagens de mídia social.
Marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma técnica que permite que o seu site seja otimizado para conversões, seja para gerar leads para a sua base de contatos, seja para auxiliar e acelerar todo o processo de compra.
Quando falamos em transformar visitantes em leads, a chave para criar mais leads com marketing de conteúdo é escrever textos que agregam valor e criam um relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva.
Isso significa oferecer todas as informações que o lead precisa para caminhar nessa jornada e estar pronto para fazer a compra ou receber uma ligação ou mensagem de um vendedor.
Porque a preocupação mais relevante começa com o cliente em potencial, o lead, e não com o produto. Se aceitar essa fato, você estará à frente da maioria dos profissionais que são orientados ao produto.
Através de conteúdos bem direcionados, é possível educar esse lead até o momento que ele crie consciência e entenda a necessidade do seu produto ou serviço.
Otimização do site para os motores de busca (SEO)
O SEO é a habilidade de seu site aparecer nos resultados das pesquisas dos motores de busca.
Isto é muito importante, pois quando a pessoa faz uma pesquisa (DuckDuckGo, Google, etc), o resultado que aparece primeiro são as páginas que tiveram melhor classificação.
Quanto mais cliques em seu site uma determinada palavra-chave receber e quanto menor for o ranqueamento (Page Rank) da outra página que está acima do seu site, mais fácil será conseguir estar no topo.
O SEO começa com uma boa análise do conteúdo existente:
- Quantos termos-chave você usa?
- Quão específicos são eles?
- Qual é o tamanho do texto onde esses termos estão presentes?
- Haveria alguma chance de ter outras palavras-chave relacionadas possivelmente até mesmo antes dele?
Site otimizado para geração de leads
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para obter mais leads é garantir que seu site seja otimizado para esse propósito.
Todos sabemos que ter um site é essencial nos dias de hoje, mas nem todos os sites são criados iguais.
Se você deseja que seu site gere o maior número possível de leads, é importante dedicar algum tempo e pensar na melhor forma de usar design, layout, personalização e textos para atrair potenciais clientes todos os dias.
O primeiro passo para otimizar seu site para conseguir leads é garantir que ele tenha um texto eficaz da página inicial (Home page).
Esse texto da página inicial deve ser atraente o suficiente para que os visitantes queiram ler mais sobre o que você escreveu antes de avançar para o CTA (Chamada Para Ação) ou simplesmente sair porque não encontraram nada interessante.
Monitorar o comportamento do lead enquanto navega pelas páginas
Veja como você pode usar uma ferramenta de lead tracking, presente em algumas plataformas de automação de marketing, para monitorar o comportamento do seu lead:
- Determine no que o lead está interessado rastreando os cliques que ele faz em seu site;
- Acompanhe as páginas que os visitantes navegam, quanto tempo passam em cada página e para onde vão a partir daí. Você terá uma visão clara do comportamento deles e poderá agir de acordo;
- Se você perceber que o visitante não está interagindo em nada no seu site (por exemplo, se nenhum dos cliques estiver relacionado a um produto específico), isso pode significar que esse produto não é relevante para ele ou que algo precisa ser corrigido para se tornar interessante.
Você deve agir corrigindo qualquer problema que tenha causado essa falta de engajamento, realizar testes A/B e acompanhar novamente as interações para identificar que as correções funcionaram ou não!
Não existe uma fórmula pronta e o segredo para o sucesso é testar, sempre lembrando que tem mais sucesso quem faz mais testes.
Conclusão
Por isso, é importante saber onde estão as oportunidades de conseguir leads para o funil de vendas.
Além disso, quanto mais você sabe sobre seu público-alvo e como atraí-lo, mais fácil será identificar as oportunidades de gerar mais leads e convertê-los no funil de vendas.
Como nem sempre fazer isso é uma tarefa fácil, disponibilizamos um Guia Prático para Otimização de Campanhas de Marketing Digital, um ebook gratuito para você baixar e ler quando quiser.
Nesse ebook você vai facilmente reconhecer os pontos principais aos quais deve estar atento para otimizar suas estratégias de marketing. Boa leitura!