Para conhecer o impacto da empresa no público e o retorno sobre os investimentos nas vendas, é preciso escolher ferramentas capazes de fornecer respostas objetivas. Mensurar ações online e offline depende dessa escolha e, a partir dela, a empresa conhecerá aquilo que precisa para melhorar suas ações constantemente.
É importante lembrar que dá para integrar lojas físicas e virtuais por meio de estratégias pontuais, as quais serão convertidas em números e possibilitarão uma análise precisa sobre as ações adotadas.
Conheça 4 delas e entenda como elas podem integrar marketing e vendas online e offline!
1. Cartão fidelidade
Os programas que visam a fidelização de clientes geram dados concretos e permitem mensurar seu impacto direto nas vendas.
A principal intenção por trás de um cartão fidelidade é tornar a experiência do cliente com a empresa única, o que gera uma relação personalizada e, com isso, mais forte.
No entanto, seus benefícios ultrapassam o fortalecimento do vínculo em si, atingindo dimensões estratégicas, como a mensuração de ações de marketing por meio da adesão ao programa ou pela própria taxa de conversão em vendas.
2. Integração CRM e marketing
O CRM é uma ferramenta importante para a rotina de vendedores, permitindo que cada contato feito com clientes seja registrado e mapeado.
Sabendo que até se tornar de fato um cliente o consumidor passa por uma série de etapas, a utilização do CRM se relaciona com o funil de vendas em muitos aspectos, incluindo todas as formas de interação.
Além disso, em relação à possibilidade de mensuração de ações de marketing, a integração de ferramentas automatizadas de marketing com o CRM gera informações sobre os resultados dessas ações e seus impactos no faturamento.
3. Cupons de desconto
O efeito de cupons de desconto é bem simples e fácil de ser analisado. O número total de cupons disponibilizados e os cupons utilizados nas lojas já são por si só um resultado preciso e capaz de revelar a efetividade da ação.
Toda empresa que trabalhe com vendas sabe da importância dos descontos e entende que há um público forte relacionado a esse tipo de ação. Portanto, utilizar os cupons é oferecer oportunidades concretas ao seu consumidor e, ainda, incluir mais uma ferramenta de mensuração para o faturamento.
4. Pesquisas com o público
Muitas empresas esquecem ou negligenciam a comunicação com o público e, com isso, não constroem um relacionamento com seus clientes. A falta desse vínculo acaba refletindo em campanhas e lojas pouco populares, além de produtos que não conseguem atender as necessidades do público plenamente.
Sendo assim, a pesquisa com o público, além de ser uma ação de marketing, pois demonstra uma preocupação com a opinião do cliente, representa também outra maneira de analisar o efeito das ações de marketing nas vendas.
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