Como fazer a qualificação de leads e aumentar as vendas?

Muitas empresas que investem em marketing digital, em algum momento, enfrentam o dilema da qualificação de leads.

Então, surgem dúvidas sobre: como atrair leads qualificados? Como trabalhar com os leads e qualificá-los? Consegui vários leads usando uma isca digital, e agora, o que faço?

Essas perguntas são muito comuns e precisam de respostas urgentes, para garantirmos que a sua estratégia de marketing digital dê certo e você colha frutos com a geração de leads.

Construa uma estratégia de automação de marketing personalizada e centrada na jornada de compra do seu cliente.

Saiba mais

Quer ficar por dentro de tudo que envolve uma excelente qualificação de leads? Confira os tópicos abaixo:

Ter personas bem definidas

O primeiro passo para ter uma base de leads bem qualificada é a definição de personas. Antes de sair falando com todo mundo, você precisa conhecer o seu ouvinte: descubra quem é o seu cliente potencial, como ele se comporta, onde ele procura por informações e como atingi-lo.

Identifique também que tipo de conteúdo ele procura, quais são suas dúvidas e o que ele normalmente faz na web.

Quando você conhece o perfil do cliente ideal e tem personas bem definidas, todos os seus próximos passos a partir daqui são direcionados para os leads corretos, o que garante uma aquisição de leads já qualificados no dia a dia da sua estratégia.

Investir na produção de conteúdos direcionados

Agora que você já conhece suas personas e sabe quem elas são, suas dúvidas e que tipo de conteúdos ela consome, é hora de investir na produção dos conteúdos direcionados.

Estar presente na web com as respostas certas para as dúvidas do seu público é fundamental para garantir que ele te encontre pelas vias certas.

Por isso, faça uma pesquisa de palavras-chave para descobrir quais palavras no universo do seu negócio estão sendo mais procuradas.

Junto a isso, tenha uma conversa próxima com a sua equipe de vendas para entender quais são as objeções de compra mais comuns – esse tipo de diálogo pode ajudar a educar o cliente e diminuir a quantidade de desistências na hora de fechar negócio.

Criar fluxos de nutrição ajuda na qualificação de leads

É aqui que começa o segredo para a qualificação de leads bem feita! Quando você já passou pelas duas etapas anteriores, gerou leads mas não sabe o que fazer com eles agora, você precisa se lembrar da nutrição dessa base.

Os fluxos de nutrição precisam ser criados com base nas conversões dos leads. Para cada ebook, infográfico, webinar, planilha ou outro tipo de material de troca, é fundamental ter um fluxo criado para levar esse lead até o momento de decisão de compra.

Assim, mesmo que o lead não esteja 100% qualificado na primeira conversão no topo do funil, você pode ajudá-lo a se preparar para a decisão de compra com a ajuda de e-mails e novas ofertas.

Criar lead scoring na sua ferramenta de automação

Apesar das ferramentas de automação oferecerem, em sua maioria, o lead scoring, são poucas as empresas que realmente fazem cadastro de informações nesse serviço.

O lead scoring é uma forma de segmentar sua base considerando a qualificação dos leads.

Por exemplo, se nos seus formulários de landing pages tiverem informações sobre a cidade do lead, e a mais interessante para a sua empresa for Belo Horizonte, os leads que preencheram Belo Horizonte tem uma pontuação maior que os que preencheram São José dos Campos. Isso pode ser feito com diversas variáveis.

A vantagem é que, ao fazer essa qualificação com base nas respostas dos formulários, os leads vão recebendo uma pontuação de acordo com os interesses da empresa, fazendo com que o time de vendas consiga ver quais são os mais qualificados e possa entrar em contato com aqueles que realmente representam uma oportunidade para o seu negócio.

Bacana, né?

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