Como fazer as equipes de marketing e vendas usarem o CRM?

Sua equipe é resistente em usar softwares de CRM no dia a dia? Você já tentou entender por que isso acontece? No artigo de hoje vamos te ajudar a traçar algumas estratégias que auxiliem as equipes usarem o CRM de maneira fluida.

De modo geral, é preciso apresentar para os times de marketing, vendas e atendimento todos os recursos e possibilidades que este tipo de tecnologia oferece.

Outro ponto, é mostrar que a tecnologia pode melhorar os resultados em vendas e que não se trata de mais uma burocracia ou mais um trabalho para os colaboradores. Pelo contrário, é uma ferramenta com amplas funcionalidades e que visa facilitar o dia a dia de todos.

Seja no planejamento, seja na mensuração de resultados ou acompanhando um pós-venda. O CRM é capaz de criar fluxos integrados que facilitam o trabalho, tanto do marketing quanto de vendas.

Acompanhe estas dicas que poderão ajudar a movimentar as equipes a usarem o CRM dentro de sua empresa.

Envolva a equipe desde a implantação do serviço

O software de CRM já foi escolhido e está em fase de implantação? Então coloque seus colaboradores para participar deste processo.

Embora isso possa parecer perda de tempo, na verdade, é o momento que as dúvidas e crenças podem ser quebradas, alinhando as expectativas de todos.

Muitas vezes, a resistência ao uso do CRM é por falta de conhecimento. A partir do momento que os profissionais se familiarizam com as tarefas, fica mais fácil incentivar o uso depois.

Outro ponto fundamental é fazê-los entender o real valor da ferramenta e ao compreenderem as inúmeras possibilidades de integrações entre as áreas, otimização de tarefas e melhoria da comunicação interna em marketing e vendas, será mais fácil visualizar as mudanças que terão no dia a dia.

Invista em treinamento

Toda nova tarefa exige treino e prática diária até que automatize. É muito comum os funcionários se desestimularem em utilizar a ferramenta por dificuldades de manuseio e entendimento. Como qualquer novo hábito, precisamos de repetição.

Por isso, invista em treinamento teórico e prático, não apenas de uso do software de CRM, mas também da estratégia de CRM, que significa ter todos os processos centrados no cliente.

Preparar materiais educativos e fortalecer uma campanha interna que ajude a modificar a cultura da empresa em relação às novas tecnologias também são formas de ajudar neste processo.

Além disso, estruture uma jornada de aprendizagem com os times. É muito comum que as empresas ofereçam um treinamento, mas depois se esqueçam de monitorar o aprendizado dos colaboradores.

Ou seja, acompanhe a utilização da ferramenta e ofereça treinamentos a médio e longo prazo. Isso poderá ajudá-los a se sentirem seguros no uso da tecnologia.

Outra forma de fixar o aprendizado é com o uso em situações reais, monitoradas, propondo soluções às dificuldades que surgirem durante o processo.

Bonificações incentivam equipes a usar o CRM

Já ouvimos de muitos gerentes comerciais o quão desafiador é sistematizar o uso de CRM pela equipe. Em muitos casos, o CRM é subutilizado e acaba servindo apenas de suporte para tarefas que voltam a ser feitas manualmente.

Por isso, pensando em estratégias que pudessem estimular o uso da ferramenta, muitos softwares CRM possuem recursos de gamificação.

A gamificação pode ser utilizada para incentivar a equipe a usar o CRM através de competições entre colegas e recompensa por tarefas cumpridas. Além disso, a gamificação também pode ser utilizada para melhorar as vendas e resultados, como já mencionamos neste artigo.

Muito além de um jogo que visa oferecer recompensas, é possível traçar estratégias de vendas sólidas. Desta forma, as equipes se sentem muito mais motivadas e engajadas na utilização da ferramenta e na busca por negócios rentáveis.

O Inovatize Zurmo CRM é um software que integra marketing, vendas e gestão de tarefas e projetos, tudo em um lugar só, capaz de ajudar desde as captações de leads até a entrega do produto ou serviço adquirido pelo cliente, passando ainda pela personalização de processos e elaboração de relatórios de resultados.

Você também sente dificuldade em fazer as equipes usarem o CRM? Está pensando em adotar uma nova ferramenta de CRM para sua empresa? Então, recomendamos que você leia nosso conteúdo 7 maneiras de usar o CRM na empresa.

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