Para ter estratégias de marketing bem-sucedidas, é preciso ter cuidado com o cliente e pensar na personalização, já que o novo consumidor possui diversas opções de empresas, produtos e serviços e, por isso, busca um diferencial na hora de tomar a decisão de compra.
Mas como a sua empresa pode levar esse diferencial, ser notada e conseguir otimizar os processos de comunicação e vendas?
A resposta é simples: com a integração do seu CRM com as estratégias de marketing!
Que tal aprender um pouco mais sobre o assunto hoje?
O que é e para que serve o CRM?
O CRM (Customer Relationship Management) é uma plataforma onde as empresas centralizam as informações que possuem sobre seus clientes para facilitar a consulta e entender quais são os comportamentos de compra dessas pessoas.
Essa ferramenta é fundamental para melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes.
Como o CRM pode complementar as estratégias de marketing?
O CRM, junto às estratégias de marketing, pode ajudar a trabalhar o relacionamento com os clientes de forma personalizada, auxiliando no contato direto e pessoal entre empresa e clientes.
Ele também ajuda a entender o consumidor da sua empresa com base no perfil do público, produtos mais vendidos, serviços mais contratados, objeções de compra mais comuns, etc.
Como integrar o CRM com as estratégias de marketing?
É fundamental que você, ao contratar um CRM, certifique-se de quais integrações ele permite serem feitas. Confira se ele possui um API de integração, com quais ferramentas ele permite ser integrado e se é possível integrá-lo com a sua ferramenta de automação de marketing.
Feito isso, é hora de colocar a mão na massa!
Na hora de realizar a integração do CRM com as estratégias de marketing, é possível identificar três formas simples, claras e extremamente eficientes de trabalhar de forma unificada:
1. Otimização do trabalho dos times de marketing e vendas
Para otimizar o trabalho dos times de venda e marketing, a integração com o CRM é fundamental.
É preciso aprender a utilizar os dados coletados até o momento, como perfis de consumidor, interesses, objeções de compra apresentadas no processo de vendas, etc, para entender como otimizar a comunicação de marketing e, claro, levar oportunidades de negócio bem selecionadas e preparadas para o momento de compra para o time de vendas.
Quanto ao time de vendas, é preciso entender quais foram, até agora, as objeções de compra mais comuns encontradas pelos vendedores e aprender a lidar com todas elas no momento da venda.
2. Nutrição de leads
Um outro ponto fundamental da integração é a nutrição de leads. Como agora você tem dados mais concretos sobre quem são os seus clientes, seus interesses e como foi o processo de compra de cada um, é possível criar um processo de nutrição de leads ainda mais eficaz, levando os conteúdos relevantes, a linguagem correta e a argumentação adequada para os leads e no momento certo!
3. Acompanhamento dos resultados – e otimização dos números!
Por último, mas não menos importante, é preciso acompanhar os resultados e otimizar os números. O CRM irá te ajudar a criar ações cada vez mais assertivas com base em dados concretos coletados pela sua equipe de vendas.
Dessa forma, você irá melhorar os resultados da sua empresa e otimizar a eficácia das estratégias de marketing que estão sendo realizadas.
A integração do CRM com as estratégias de marketing significa trabalhar com base em dados reais e muita análise de mercado.
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