A automação de marketing é o caminho para resolver os principais problemas de vendas e proporcionar uma experiência de compra incrível para o cliente!
Quanto melhor for a experiência de compra do seu cliente, maiores são as chances dele se tornar fiel aos seus produtos e principalmente à sua marca.
Mas esse processo não é fácil, ainda mais sabendo que apenas 1 em cada 4 leads estão prontos para comprar. Essa informação é o resultado de uma pesquisa da Gleanster Research.
No entanto, quando uma campanha de engajamento e relacionamento está em ação, até 50% mais leads estarão prontos para converter e com um ciclo de vendas 33% menor, isso já de acordo com uma outra pesquisa da Forrester Research.
Está claro que marketing e vendas precisam um do outro para resolver esses problemas – e não estamos apenas nos referindo às equipes, mas também às estratégias.
Marketing e vendas precisam trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum: identificar leads qualificados e aumentar a taxa de conversão no funil de vendas.
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Para vencer esse desafio você não precisa de nada muito elaborado, só investir na tecnologia de automação de marketing certa.
Conheça agora os 3 maiores problemas de vendas que todos os negócios enfrentam diariamente e como a automação de marketing resolve cada um deles:
1. Qualificação
Marketing está focado em gerar o máximo de leads possíveis, porém um novo lead que entrou na sua base de contatos pode demorar meses antes de comprar o seu produto.
Como apenas 25% dos leads são válidos e avançarão para vendas. Os 75% restantes precisam ser nutridos de informações, a menos que você não queira aumentar em até 50% suas vendas, conforme a pesquisa da Forrester Research mostrou.
Ignorá-los é jogar dinheiro fora.
Como a automação de marketing resolve esse problema? Ao invés de ficar “preso” por dias selecionando quais leads valem a pena receber um contato seu, a automação de marketing faz o trabalho duro para você.
Em termos simples, a automação de marketing vai trabalhar a jornada de compra do cliente e analisar o perfil e principalmente o comportamento do lead enquanto ele se torna consciente do seu produto ou serviço, avalia a sua importância, considera comprá-lo e, enfim, decide adquiri-lo.
Como resultado, seu tempo é gasto com melhores leads – conhecidos como leads qualificados – e conversões mais rápidas e fáceis das oportunidades de negócios.
2. Acompanhamento (Follow-up)
Aquelas temidas mensagens ou ligações de “Olá, estou apenas verificando…” são uma perda de tempo por um motivo: elas são uma forma ineficiente de gerenciar leads.
Não é surpresa, que os negócios sem uma gestão de leads madura tenham uma taxa de sucesso no follow-up de apenas 10%.
Por outro lado, 25% dos profissionais de marketing, empreendedores e gestores que adotam processos automatizados de marketing para gerenciar seus leads relatam que vendas consegue entrar em contato com leads qualificados de forma mais assertiva.
Como a automação de marketing resolve esse problema? A automação de marketing entrega a mensagem certa para o lead certo no momento certo. E não estamos apenas nos referindo a mensagens do tipo e-mail marketing.
Usando uma plataforma de automação de marketing, você pode definir gatilhos de eventos para enviar automaticamente mensagens de acompanhamento (follow-up) quando seu lead estiver pronto para comprar.
Em vez de ligar a cada três semanas para “check-in”, defina um gatilho baseado em um evento para alertar automaticamente você ou um membro da sua equipe de vendas quando o lead baixar um white paper ou se inscrever em um webinar.
3. Reengajamento
Nem todos os leads serão convertidos, mas o que acontece quando um lead aparentemente qualificado esfria?
Só porque um lead esfria não significa que a oportunidade foi perdida para sempre e ter um plano para reengajar leads frios ou a muito tempo esquecidos pode trazer resultados surpreendentes.
Como a automação de marketing resolve esse problema? Reengaje leads frios com conteúdo otimizado.
A automação de marketing proporcionará à você e sua equipe de vendas mais informações sobre o comportamento, as necessidades e os desejos do seu lead. Saiba mais sobre Lead Tracking.
Acompanhe as páginas do site que seus leads visitam, conteúdos que eles baixam e os e-mails que abrem. Se os leads estiverem de volta, dê uma olhada em seus padrões de consumo de conteúdo para entender melhor quais pontos problemáticos sua equipe de vendas pode abordar melhor.
Que legal, você leu até aqui! Eu tenho certeza que várias pessoas desistiram no meio do caminho quando olharam o tamanho do texto, mas você não… Parabéns!
Por causa do seu comprometimento, vai aqui a dica final para você resolver esses e outros problemas de vendas que talvez você esteja enfrentando.
Você sabia que apenas 5% dos negócios usam uma solução de automação de marketing completa? Isso significa que a adoção de uma plataforma abrangente de automação de marketing fará mais do que apenas aumentar seu faturamento – também lhe dará uma vantagem sobre a concorrência.
Uma coisa é certa, o Mautic resolve todos esses problemas de vendas para você de forma simples e rápida. E você pode escolher a melhor forma de usá-lo, seja através de um dos planos do Inovatize Mautic, seja instalando o Mautic em um ambiente seu.
Faça sua escolha e comece hoje mesmo a ter a melhor plataforma aberta de automação de marketing do mundo!