Não é novidade que os clientes tenham mudado de comportamento nos últimos anos. Os consumidores 4.0, como têm sido chamados os consumidores da atualidade, são exigentes, fazem bastante uso de tecnologias digitais no dia a dia e estão presentes em diversos canais de comunicação.
Neste novo cenário, muitas empresas encontram dificuldades para potencializar suas vendas. Aliás, esse tem sido um grande desafio em um mundo cada vez mais competitivo.
Se a sua empresa tem passado por uma situação parecida, então recomendamos que continue lendo esse texto para saber mais sobre uma ferramenta que pode te ajudar a melhorar seus resultados: o chatbot!
Chatbots estão entre as ferramentas mais adotadas pelas empresas que estão em busca de melhorias nos seus processos de atendimento. Eles são uma ferramenta dinâmica, ágil e estratégica, que realiza o atendimento preciso e ainda capta dados fundamentais para a estratégia das empresas.
Atualmente, algumas organizações associam o uso dos chatbots somente ao atendimento focado em solução de problemas, porém, eles podem ser um importante aliado para a equipe de vendas.
Para te ajudar a entender melhor o potencial dos chatbots, vou te apresentar alguns dados divulgados em uma pesquisa realizada com 500 empresas:
- Os chatbots aumentaram as vendas em uma média de 67%, com 26% de todas as vendas iniciadas por meio de uma interação com o chatbot;
- 35% dos líderes empresariais disseram que os chatbots os ajudaram a fechar negócios;
- Os três principais casos de uso na área de vendas são: coleta de informações e qualificação de leads, agendamento de demonstrações de produtos e engajamento dos visitantes do site.
Muito bom, não é mesmo? Agora vamos explicar como os chatbots podem ajudar o seu negócio.
Automatizando as vendas: Chatbots podem vender?
Até aqui falamos da importância do chatbot, mas você sabe o que é esta ferramenta?
Chatbot é um software que é programado para interagir com humanos e prestar atendimento em tempo real. Eles podem atender em diversos canais como WhatsApp, Chat no site, Telegram, Facebook Messenger, e-mail, SMS, entre outros.
Esse tipo de ferramenta já vem sendo adotada há algum tempo por diversas empresas no mundo inteiro por causa de suas inúmeras vantagens, como descongestionamento do atendimento e redução de custos com pessoal.
A adesão aos chatbots é uma forma prestar atendimento rápido, estar presente em diversos canais e não ficar para trás da concorrência em um mercado cada vez mais competitivo.
Você pode saber mais sobre o que são chatbots, para que servem e conhecer alguns dos seus benefícios clicando no link a seguir:
Chatbot: Entenda o que é, para que serve, como funciona e seus benefícios
Mas o que os chatbots são capazes de fazer pela sua empresa?
Como mencionamos anteriormente, existem diversas vantagens em aderir ao uso de chatbot: agilidade no atendimento, redução de custos com pessoal, disponibilidade de atendimento 24/7, entre outros.
Mas hoje, especificamente, vamos tratar dos benefícios na área de vendas.
Então, vamos entender como essa ferramenta pode te ajudar a aumentar as vendas da sua empresa.
Como os chatbots podem ser utilizados para vendas
Separamos 3 maneiras de utilizar chatbots para melhorar o seu processo de vendas em diversos canais de comunicação com o cliente.
Vamos começar?
1. Abordagens pró-ativas
Imagine que o consumidor entra em sua loja online, se interessa por um produto, mas deixa no carrinho sem decidir se compra ou não. Qual estratégia de convencimento pode ser usada para fazer o consumidor finalizar a compra?
Talvez o cliente só precise de um “empurrãozinho”, e um chatbot pode te ajudar com isso. Por exemplo, o chatbot pode enviar mensagens para o cliente com avisos do tipo “seu produto está esperando”, “restam poucas unidades” ou oferecer um desconto para que a compra seja finalizada o mais rápido possível.
É importante frisar que notificações pró-ativas podem ser feitas por outros canais, como SMS e e-mail, não apenas no web site.
Os chatbots também são grandes aliados das empresas que utilizam estratégias como o Marketing de Conteúdo. Neste caso, os bots podem oferecer conteúdos ao visitante de um site, por exemplo, solicitar alguns dados e, em seguida, entregar o material.
2. Pré-vendas
Outra possibilidade de uso de chatbot no segmento de vendas é a pré-venda.
Chatbots são ferramentas bastante úteis para responder dúvidas recorrentes sobre produtos ou serviços e não ocupar sua equipe de vendedores com clientes que não estão realmente interessados em fazer negócio.
Para os clientes que desejam finalizar a compra, os chatbots podem agir como pré-vendedores. Neste caso, depois de fornecer informações sobre o produto e despertar o interesse do visitante, o chatbot pode coletar informações do cliente para que a equipe de vendedores entre em contato assim que possível.
Esta é uma ótima maneira de não perder clientes por não estar disponível fora do horário comercial. Entretanto, se sua equipe estiver disponível, após a coleta de dados, o bot pode transferir imediatamente.
3. Vendas automáticas
Além de estratégias indiretas de influência para vendas, os chatbots podem ser programados para adotar uma postura mais “vendedora”, chegando ao ponto de apresentar tendências e promoções para os clientes com o intuito de despertar o interesse pelos produtos.
Neste caso, além de fornecer informações sobre produtos ou serviços e fazer a captura de dados dos clientes, os chatbots podem redirecionar os clientes para uma página de pagamento, onde eles irão fornecer os dados de cobrança e finalizar a compra.
Percebe que nesta abordagem não foi necessária a utilização de atendentes humanos?
E não precisa se preocupar caso haja um eventual problema no procedimento, pois o bot responsável pelo atendimento pode transferir o cliente para um atendente humano que pode ajudar no processo.
Além disso, o bot pode salvar os dados dos clientes que desistirem de realizar a compra e em qual etapa isso ocorreu, fornecendo informações precisas para que a equipe de vendas possa melhorar as suas estratégias.
Conclusão
Como é possível perceber, os chatbots são bastante versáteis e eficientes para melhorar o relacionamento com o cliente e também para impulsionar vendas.
Chatbots são a solução ideal para o atendimento em larga escala do comércio online. É, também, a alternativa mais eficiente e viável para acompanhar as demandas dos consumidores que estão distribuídos em diversos canais.
Isso vale, claro, para empresas de pequeno, médio e grande porte. Afinal, clientes não deixam de ser exigentes só porque estão comprando em um pequeno negócio. Pelo contrário, é aí que ele pode exigir mais exclusividade e atendimento personalizado.
Para satisfazer esses clientes é preciso facilitar a sua jornada de atendimento e compra. Uma empresa pode alcançar isso adotando uma estratégia multicanal e atendimento automatizado através de chatbot.
Então o que você está esperando para potencializar as vendas da sua empresa com chatbots?
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