Software como Serviço, ou simplesmente SaaS (Software as a Service), é uma forma de distribuição e comercialização de software, onde o fornecedor do software se responsabiliza por toda a estrutura necessária para disponibilizar a aplicação, como servidores, conectividade, segurança, disponibilidade, e o cliente simplesmente utiliza o software através da Internet, pagando uma “assinatura” pelo uso, sem a necessidade de adquirir nenhuma licença.
As principais vantagens do modelo de Software como Serviço, quando comparamos ao modelo tradicional, que envolve inúmeros processos como compra de licença se não for um software livre, compra de servidor, instalação, configuração e manutenção, etc, são:
- Redução de custo, pois não exige investimentos em infraestrutura de servidores, nem treinamento da equipe da TI para manter o sistema funcionando;
- Flexibilidade, permitindo uma abordagem gradual da implantação, iniciando com poucos acessos e expandindo conforme a necessidade, já com retorno positivo do investimento;
- Facilidade, porque o software está pronto para uso, sendo necessário algumas configurações básicas para liberação em produção;
- Acessibilidade, como funciona em um ambiente na nuvem, o software pode ser acessado pelo cliente de qualquer lugar, a qualquer momento e com diversos dispositivos: computador, notebook, tablet, etc, garantindo assim melhor integração entre as equipes e unidades da empresa.
Quando somamos ao modelo de Software como Serviço o uso de soluções de software livre e de código aberto, temos além das vantagens acima, mais algumas:
- Customização, pois como se tem acesso ao código-fonte da aplicação, é possível adequar o software aos processos da empresa, além é claro de realizar alterações no layout e design do software, deixando com a “cara” da empresa;
- Integração, novamente por se ter acesso ao código-fonte, é possível integrar o software com outras aplicações já utilizadas pela empresa;
- Independência tecnológica e de fornecedor, a mais importante, com o uso de soluções livres, o cliente fica livre para mudar de tecnologia e até de fornecedor, pois pode migrar de maneira relativamente simples a solução para qualquer outra estrutura, seja interna (na própria empresa) ou externa.
As vantagens acima necessitam de um investimento inicial por parte do cliente, mas pelo menos são opções possíveis de serem realizadas, enquanto que, com o uso de softwares proprietários, simplesmente estas opções não existem.
Algumas soluções que são beneficiadas por este modelo são softwares de CRM, ERP, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Conteúdo e Informação, onde as pequenas e médias empresas praticamente não tinham acesso fácil a estas soluções, devido aos custos altíssimos de licença, infraestrutura e manutenção.
Para estas empresas, estas soluções oferecem tecnologia de última geração, maior controle, agilidade e produtividade na gestão empresarial, melhor gerenciamento das informações sobre os clientes, permitindo desta maneira elaborar novas estratégias de marketing, tudo isto, para proporcionar o que toda pequena e média empresa mais quer: Estar pronta para crescer e encarar estes novos desafios do crescimento.
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