Você já parou para pensar quais são as estratégias que você, ou sua equipe de marketing e vendas, está utilizando para gerar leads qualificados?
Antigamente era muito mais difícil gerar novos leads, dependia de feiras, eventos, mala direta e marketing externo para criar uma lista de potenciais clientes.
Hoje tudo mudou – está bem mais simples – e com as novas tecnologias e o marketing digital os resultados podem acontecer muito rapidamente.
Se você deseja que seu negócio prospere, saiba que é essencial trabalhar com estratégias eficazes e usar a tecnologia para otimizar suas ações de marketing para vender seus produtos, seja ele físico ou digital.
Para ter uma presença forte na web e assim conquistar cada vez mais clientes é preciso unir estratégia e tecnologia. É sobre isso que falamos nesse conteúdo!
Técnicas para gerar leads qualificados
O termo lead ficou conhecido entre as empresas que trabalham com marketing digital depois que passaram a tratar todos os visitantes do site como clientes em potencial.
Com isso, começaram a surgir estratégias por meio de automação de marketing para converter esses visitantes e, assim, gerar leads que pudessem ser enviados para o time de vendas.
Mas “gerar leads” é diferente de “gerar leads qualificados”.
Gerar leads qualificados é um processo de reunir informações para tomar ações e criar estratégias que serão aplicadas para guiar o lead em sua jornada de compra, identificando quem tem interesse de compra.
O objetivo dessas ações deve ser transformar os visitantes em leads prontos para interagir por meio de frases “chamariz”, que irão levar a uma página de destino onde eles possam, por exemplo, receber um ebook, assistir a um vídeo ou webinar, solicitar um teste ou demonstração.
As técnicas mais comuns para gerar leads são as campanhas de inbound marketing por meio de marketing digital, como, e-mail marketing, publicações em mídias sociais (orgânicas e pagas) ou blogs.
Melhores tecnologias para gerar leads
A campanha de e-mail marketing é uma ótima ferramenta para gerar leads qualificados.
Quando um visitante do site informar seus dados, significa que ele está interessado no conteúdo que motivou tal cadastro e pode ser um sinal de que está interessado por algum produto ou serviço seu.
Novamente é bom lembrar que esse visitante é agora um lead, mas ainda não está qualificado, ou seja, não é um lead qualificado e pronto para receber uma oferta.
É muito importante ao fazer um e-mail marketing, inserir frases que servirão como um “atrativo” e se forem colocadas em posições estratégicas no e-mail, como, no topo ou no meio, ficarão fáceis de visualizar e levarão facilmente o lead a realizar a ação proposta.
Em outras palavras, todo e-mail precisa ter um CTA – Chamada Para Ação – que deve ser único e ter como objetivo avançar o lead em sua jornada de compra.
O lead PRECISA avançar na jornada para se tornar um lead qualificado.
Esse avanço na jornada pode ser de forma linear, ou seja, uma etapa de cada vez, porém pode ser aleatório. O lead recebe um e-mail de aprendizado, clica no conteúdo e depois navega pela página do seu produto.
Chegar na página do produto é, ou pode ser, um indicativo de que o lead agora está pronto para receber uma oferta. Em outras palavras, o lead agora seria qualificado.
Analisar os resultados de uma campanha de e-mail marketing é super importante, pois só assim será possível rastrear se as pessoas estão clicando ou não nos links, saber quem está se envolvendo mais com as campanhas e se esses leads estão mais “acessíveis” para se tornarem clientes.
Usar uma plataforma de automação de marketing é fundamental e pode te ajudar a identificar quem são os potenciais clientes para o seu produto.
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Automação de Marketing
Postagens em mídias sociais
As postagens nas mídias sociais ajudam você a se conectar com seus seguidores de uma forma mais informal, facilitando o envio de várias mensagens em diferentes formatos como, imagens ou vídeos, por exemplo.
Com um bom trabalho nas mídias sociais, é possível direcionar os visitantes para suas ofertas de produtos, conteúdos como artigos de blog, notícias de última hora, eventos, etc.
Esse tipo de ação pode ser realizada de forma orgânica ou através de campanhas de tráfego pago.
Utilizar um plataforma de automação de marketing torna mais fácil o processo de rastrear os resultados dessas ações, sendo possível saber se as postagens e a comunicação com o seu público estão funcionando.
E ainda enviar para as mídias sociais Facebook e Google quem da sua base de dados está navegando pelas páginas dos produtos, melhorando os resultados de suas ações de remarketing.
Artigos de blog
Um artigo de blog é um atrativo para os visitantes conhecerem um pouco mais sobre recursos específicos do seu produto ou serviço.
É possível mostrar todas as vantagens desses recursos, colocando no final do artigo alguns botões de call-to-action, como “peça para saber mais”, “baixe seu ebook”, “solicite um teste gratuito”, etc.
O marketing de entrada deve, então, levá-los a uma página de destino onde eles poderão tomar alguma ação.
O resultados dessas técnicas de marketing é converter seus visitantes ou seguidores de mídias sociais em leads prontos para interagir com você ou sua empresa.
Utilizar uma plataforma de automação de marketing
Imagine uma vida onde você …
- Sempre alcance as pessoas certas, pelos canais certos e na hora certa;
- Cria relacionamentos sustentáveis e bem-sucedidos com seus clientes;
- Tem tempo para você e dinheiro para mais investimentos.
Então, com uma plataforma de automação de marketing este sonho está prestes a se tornar realidade!
Na verdade, a automação de marketing oferece tudo que você precisa para:
- Gerenciar seus leads e clientes desde o primeiro contato até a conclusão da venda, incluindo todo trabalho de pós-venda e sucesso do cliente;
- Segmentação baseada em diversos critérios, como estágio da jornada, marcações (tags) e dados armazenados;
- Pontuação de leads (Lead Scoring) para gerar avançar o lead na jornada de compra e qualificá-lo para vendas;
- Criar conteúdo personalizado para e-mails, sites e pop-ups com base no comportamento e segmento dos leads e clientes;
- Configurar campanhas de e-mail, fluxos de nutrição e boletins informativos através de um construtor simples e intuitivo;
- Criar funis de vendas fantásticos e para as mais diversas finalidades, como lançamento de produtos digitais, jornada de compra do cliente, estratégias de up e cross selling e muito mais;
- Integração com outras tecnologias, conectando o Mautic com outras ferramentas relevantes para o negócio;
- Acompanhar a performance das campanhas e e-mails.
Portanto, centraliza diversas ferramentas para:
- E-mail marketing;
- Campanhas automatizadas de marketing e vendas, combinando o cliente e seus interesses;
- Criação de landing pages e formulários para geração de leads;
- Segmentação para personalização de campanhas e uso de conteúdos dinâmicos para melhorar a experiência do cliente;
- Relatórios de resultados.
Resumindo, a automação de marketing – tecnologia e estratégia – é o sistema central para você conseguir gerar leads qualificados, trabalhando toda a jornada de compra: descoberta, relacionamento, conversão e remarketing.
Automação de marketing é o caminho
Mas saiba que não há nenhuma fórmula mágica para usar uma plataforma de automação de marketing para atrair, nutrir e gerar leads qualificados e sim muito trabalho.
O principal, se você não conhecer a fundo o seu público e não ter um bom entendimento das suas dores, nem a automação de marketing poderá salvar.
Talvez você esteja pensando que esse negócio de automação de marketing é muito complicado, mas vamos te mostrar tudo o que precisa saber sobre automação de marketing.
Nesse ebook gratuito você terá as respostas para o que é automação de marketing, como funciona, onde usasr, quem pode usar, como começar, quanto investir e muito mais.
Vem com a gente!