Se você já tentou implementar uma ferramenta de CRM na sua empresa, provavelmente percebeu que não é uma tarefa fácil, não apenas pela implantação em si, mas para fazer sua força de vendas usar depois.
Ninguém gosta de mudanças, principalmente quando se trata de inserir uma nova tecnologia na empresa e também uma nova cultura, no caso do CRM, centrada no cliente.
Mas você, como gestor e empresário, sabe que implementar uma plataforma de CRM ajudará na conquista de novas oportunidades de negócios e irá contribuir também para um bom relacionamento com seus leads e clientes.
Se quer realmente fazer sua força de vendas usar o CRM, sem precisar forçá-los, continue a leitura que iremos mostrar as melhores táticas para incentivar o uso dessa ferramenta tão importante para a sua empresa e tão temida pelas equipes de marketing e vendas.
Primeiro passo é envolver toda a equipe
Se você não envolver sua força de vendas – marketing, vendas e atendimento – no processo de escolha e implementação do CRM, eles não vão se interessar pela ferramenta.
A solução é simples: converse com suas equipes, dê voz à eles, ouça o que eles tem a dizer sobre o CRM e entenda quais são as necessidades e expectativas deles também.
Com uma boa comunicação interna, as equipes irão perceber que é muito importante a decisão deles na escolha da ferramenta, afinal, eles precisam realmente se interessar, pois são eles que irão usá-la.
Esqueça o e-mail para se comunicar com sua força de vendas, centralizando toda comunicação estruturada e dentro do próprio CRM. O Inovatize Zurmo CRM ajuda as equipes a resolver problemas e encontrar soluções com abordagens inovadoras e colaborativas.
Adapte o CRM aos seus processos
O CRM uni tecnologia e estratégia, juntamente com metodologias, como o Kanban Prospect, para colocar o cliente como principal foco nos processos da empresa.
Sua empresa é única e a maneira como você usa o CRM será diferente de como outra empresa o usa e isso é muito bom.
Dedicar algum tempo para configurar e ajustar o CRM aos seus processos de negócios o tornará mais intuitivo para sua equipe e os incentivará a usá-lo como forma de facilitar e melhorar os trabalhos.
Quando utilizado de forma estratégica todos os recursos do CRM, a empresa notará uma mudança nas vendas, o processo se tornará mais completo, pois o CRM abrange toda a jornada de compra do cliente, desde a prospecção, conversão até o pós-venda.
A ferramenta vai ajudar a verificar se a equipe está seguindo todos os processos de vendas, porém mais importante, ajuda o vendedor a conquistar facilmente as vendas.
Usar um software de CRM é essencial para fornecer informações para a melhoria geral da empresa, tanto para a área de vendas, marketing e atendimento, quanto para outros departamentos, como de projetos.
Incentive o uso
Hoje em dia, com a correria e o excesso de informações, um dos desafios primordiais das empresas é manter a força de vendas atenta e engajada com os clientes.
Por isso nada melhor do que oferecer para as equipes uma ferramenta certa para trabalhar, uma plataforma unificada e integrada que irá fornecer maiores informações sobre cada lead e cliente.
Pensando em estratégias que pudessem estimular o uso da ferramenta, alguns CRMs utilizam a gamificação para encorajar as equipes a usá-lo, e pode ser bem divertido ver como as equipes se envolvem facilmente com o mecanismo da gamificação.
Um CRM com características de gamificação pode proporcionar grandes resultados para as equipes que compõem a força de vendas da empresa e até mesmo os clientes poderão ser beneficiados indiretamente
A gamificação usa a lógica dos games na busca do engajamento, por meio de estratégias de incentivos e recompensas – que podem ser pontuações e até mesmo prêmios estipulados pela empresa aos participantes que desempenharem as funções estabelecidas.
É muito importante também ver os benefícios que a empresa pode alcançar, tanto de performance da equipe, quanto de produtividade e rentabilidade das vendas.
Mantenha os dados atualizados
É desanimador para um vendedor quando ele acessa o banco de dados dos contatos e encontra cinco registros duplicados.
Gerenciar os dados dos contatos é a garantia para que não haja contatos duplicados e que os dados estejam sempre atualizados, gerando mais confiança para todos que usam o CRM.
Quando as equipes entendem e percebem que os dados armazenados estão sempre atualizados e a base está limpa, eles começam a buscar e utilizar o CRM ao invés de outros lugares, como planilhas, por exemplo.
Integre o CRM com outros sistemas
Hoje em dia é normal que sua força de venda utilize várias tecnologias para realizar os trabalhos, tanto de vendas e marketing, quanto atendimento e gestão de projetos.
Se sua empresa escolher um plataforma de automação de marketing e CRM integrados, por exemplo, sua equipe perceberá rapidamente que as informações entre os sistemas serão as mesmas e que os dados estarão sempre atualizados.
Dessa forma, os erros de comunicação e os números inconsistentes deixarão de acontecer.
Devido ao grande uso de diferentes ferramentas, o processo de integração entre esses sistemas e plataformas têm se mostrado uma necessidade para se ter a visão integrada e unificada das ações.
Seja paciente, mas firme ao implementar o sistema CRM
Deixe claro que a plataforma irá oferecer benefícios para todos que usarem, mas especificamente para cada equipe da força de vendas e não apenas para a empresa.
Lembrando que você, enquanto gestor, estará disposto a fornecer o treinamento necessário para realmente maximizar a eficácia do CRM.
Como podemos te ajudar?
Somos uma empresa jovem e inovadora. Existimos para ajudar você e sua força de vendas a conquistar mais clientes de forma previsível e escalável.
Para tanto, atuamos no desenvolvimento de uma plataforma aberta de CRM, automação de marketing e gestão de projetos, melhorando a comunicação e produtividade de todas as suas equipes – marketing, pré-vendas, vendas, atendimento e projetos.
Ajudamos também na implantação do CRM, orientando com dicas e melhores práticas para acelerar a adoção para fazer sua força de vendas usar as ferramentas e potencializar os resultados.
Escrevemos até um guia de implantação que você pode ler aqui: Guia definitivo: como fazer a implantação do sistema de CRM na prática
Fonte de inspiração para este conteúdo: 5 Ways To Get Your Sales Team To Actually Use Your CRM