A década de 1920 trouxe um novo conceito que reconfigurou por completo as regras do mundo do marketing: segmentação. A ideia de fundo por detrás desta abordagem passava por alinhar a oferta e procura de acordo com fatores demográficos, socioeconômicos e psicográficos.
Havia-se chegado à conclusão que as estratégias de marketing estandardizadas, à escala nacional, deixavam de fora uma parte significativa do público. Que os números de conversão das empresas podiam ser otimizados, se ao invés disso fossem elaboradas estratégias distintas que tivessem em conta esses fatores.
Em certos casos, o recurso a estudos demográficos bastavam para que os objetivos das empresas fossem atingidos. Mas, com o decorrer do século, atributos de caráter psicológico como opiniões, interesses e estilo de vida do público foram se tornando cada vez mais significativos de um ponto de vista empresarial na segmentação.
A passagem para a era digital permitiu a contínua segmentação do mercado com um grande rigor. O poder garantido às empresas que recorrem a esta técnica é tal que se passou também a exigir-lhes uma maior responsabilidade na maneira como a colocam em prática.
Neste artigo, vamos explicar como o recurso à segmentação pode ser decisivo no seu disparo de e-mail marketing. E como, com a ajuda do aplicativo certo, pode desenvolver uma comunicação mais pertinente e eficiente com o público-alvo, de forma a aumentar as suas vendas.
O disparo de e-mail marketing para conhecer o seu público
Existem várias formas de segmentar a sua base de dados. Uma delas passa por pedir o preenchimento de um formulário de subscrição. Peça somente informações que sejam essenciais consoante a natureza do seu negócio.
Por exemplo, uma empresa que não pretende exportar e que opera simplesmente a um nível local, não tem necessidade de perguntar qual o país de residência do contato.
Com a ajuda de um aplicativo, como Mailify, pode criar esse formulário de registro a partir de uma vasta galeria de modelos gratuitos e personalizáveis, dotados de um design apurado e variado. O seu FormBuilder, sofisticado e fácil de usar, permite-lhe conceber o formulário mais adequado em poucos minutos.
Outra forma de o fazer passa pela realização de questionários, com a intenção de compreender melhor as expectativas que os seus contatos têm em relação à sua empresa. Isto pode ser particularmente importante no sentido de afinar a sua estratégia de comunicação.
Por exemplo, ao perguntar quais os tópicos que geram mais interesse nas suas newsletters, ou com que frequência gostariam de receber os seus e-mails, está a garantir a pertinência do seu disparo de e-mail marketing.
Isto permite-lhe também evitar erros crassos de comunicação, que podem eventualmente culminar no cancelamento da subscrição, como o envio excessivo ou escasso de e-mails.
Todos nós já nos deparamos com situações em que simplesmente nos fartamos de receber publicidade tão abundante da parte de uma empresa. Noutras situações, simplesmente nos esquecemos dela porque raramente nos enviava promoções ou novidades. Ao ativar a funcionalidade de envio preditivo, aumenta a probabilidade de o seu disparo de e-mail marketing ser aberto e lido.
Com base em critérios comportamentais
Esta pode envolver elementos como o histórico de compras ou o comportamento online do seu contato (o interesse que demonstrou por determinado produto; o período de inatividade na sua página).
Um aplicativo como Mailify também lhe dará acesso a estatísticas pós-campanha pormenorizadas, com o propósito de analisar a reação do seu contato após a recessão de um e-mail.
Ao ter acesso a dados tão relevantes quanto as taxas de abertura e reatividade, o tempo que foi gasto a ler um e-mail, o número médio e total de encomendas, tem na mão uma ferramenta poderosa para ir ao encontro dos verdadeiros interesses do seu contato.
Não só isso, como lhe permitirá aumentar as probabilidades de sucesso das suas estratégias de recuperação ou fidelização de clientes.
Conteúdo escrito pela equipe da Mailify – https://pt.mailify.com/