Foi-se o tempo em que a audiência chegava até nosso negócio apenas através de panfletagem ou anúncios. Hoje em dia, nossos clientes vão atrás da informação de forma ativa nos meios digitais.
Por isso é fundamental buscarmos estratégias que nos diferencie e nos coloque à frente da concorrência e uma forma de conquistar novos clientes e fazê-los se aproximar do seu negócio é através do marketing de conteúdo.
Conteúdos de valor em blog, site, e-mail marketing e até mesmo nas redes sociais são algumas das formas de gerar engajamento, mas não só isto, de gerar mais leads.
Esta é uma estratégia eficiente para buscar conexão com seu público, quebrar objeções acerca de seu produto ou serviço e manter um diálogo constante com seus clientes.
Devemos nos lembrar que a decisão de compra nos dias de hoje vai além dos benefícios que uma marca oferece, ou seja, ela também precisa entregar valor e é neste ponto que está a importância do marketing de conteúdo para atrair novos clientes.
A importância do marketing de conteúdo
Sabemos que o processo de compras dentro de uma empresa é mais complexo e exige uma série de estratégias bem direcionadas.
O marketing de conteúdo pode entrar como uma delas, pois é capaz de ajudar na entrega de valor, solução de dúvidas e na comunicação com potenciais clientes.
Através de conteúdos bem direcionados, é possível educar esse lead até o momento que ele se conecte com sua marca e entenda a necessidade por seu produto ou serviço.
Para isso, algumas considerações precisam ser feitas:
Segmentação e perfil de cliente ideal
Não adianta escrever uma carta sem saber a quem. Todo conteúdo precisa estar conectado com as dores e desejos do seu público-alvo. Porém, para que essa conexão seja profunda, você precisa entender de perto quem é o seu perfil de cliente ideal.
Isso não se limita a conhecer o mercado, área de atuação, localização ou tamanho da empresa, por exemplo. É preciso se aprofundar para encontrar qual cliente gera mais lucro, qual proporciona melhor retorno ou tem um ciclo de vendas menor.
Além disso, é preciso entender o seu comportamento de compra e uma análise de sua atual carteira de clientes pode ajudar na definição do que possa ser seu cliente ideal.
Ou seja, analise informações como produtos ou serviços mais comprados, ticket médio e valor máximo dos gastos. Entenda de que forma o cliente se comporta antes de fechar um negócio e o que faz ele voltar e refazer uma compra.
Somente com uma boa segmentação, compreensão do seu potencial cliente e como seu produto ou serviço está ajudando é que você será capaz de entregar os conteúdos que engajam e conectam com sua marca.
Filtrando leads
Se você já tem uma boa definição do seu cliente ideal, então será mais fácil traçar uma estratégia de conteúdos conectados com sua persona.
Através de uma série de conteúdos direcionados para os diferentes estágios do funil de vendas, é possível solucionar dúvidas e filtrar os leads realmente qualificados para suas vendas.
Esta é uma excelente forma de economizar o tempo de seus vendedores, já que o seu lead estará muito mais informado e preparado na hora de fechar um negócio.
Não pule o planejamento
Não tem como desenhar um bom modelo de conteúdo sem organização e planejamento. Lembre-se que você precisa entregar conteúdos que se conectam com os leads que estão em diferentes estágios do processo de vendas.
Por isso, faça um planejamento do que será entregue, como será entregue, quais as datas para publicação e, mais importante, qual a ação que você espera do seu potencial cliente.
Ou seja, defina as estratégias para seu blog, e-mail marketing ou redes sociais. Não adianta apenas replicar um mesmo conteúdo para canais diferentes. Personalize!
Acelerando os resultados
Você não precisa pular etapas em suas estratégias de vendas para alcançar resultados mais rápido. Porém, você pode otimizar o trabalho de suas equipes de marketing e vendas com o uso da tecnologia.
Ferramentas de automação têm sido grandes aliadas dentro de empresas que buscam acelerar a conquista por resultados. Softwares de CRM e de automação de marketing são capazes de reunir informações valiosas de seus contatos, poupando tempo que um colaborador gastaria fazendo isso de forma manual.
Ou seja, além de livrar sua equipe de tarefas monótonas e repetitivas, auxilia as equipes de marketing e vendas a terem acesso aos dados relevantes dos clientes.
Outro benefício das ferramentas de automação é que são capazes de detectar padrões dentro das informações de seus contatos. Assim, os times de marketing e vendas entendem melhor o perfil e comportamento dos clientes e, desta forma, as estratégias de marketing de conteúdo podem ser traçadas de forma personalizada.
Agora que você já percebeu a importância do marketing de conteúdo para atrair novos clientes e melhorar seus processos de vendas, conte para a gente o que já está sendo feito em seus negócios e aproveite para receber nosso guia completo de automação de marketing e vendas.