Se você não sabe como fazer e-mail marketing através de uma ferramenta de automação de marketing, como por exemplo o Mautic, temos uma dica: não vá com muita sede ao pote.
O Mautic é uma ferramenta de automação de marketing bastante ampla e pode ser, tanto interessante quanto assustadora ao mesmo tempo.
Então, a primeira dica é: ao invés de você tentar implementar a ferramenta de uma só vez na sua empresa, faça por partes.
Você usa o Mautic ou está querendo iniciar? Conheça a comunidade Do Zero ao Mautic, uma biblioteca de conteúdos para você criar campanhas de automação avançadas e mais eficazes, escrever e-mails personalizados, configurar segmentos inteligentes baseados no comportamento do lead e muito mais. Nunca mais tenha dúvidas na hora de usar o Mautic. Comece agora
Será que vale mesmo todo este esforço para usar o Mautic, sabendo que existem diversas outras ferramentas similares no mercado?
Para quem quer ter uma plataforma 100% personalizável e escalável, a resposta é “sim”, vale muito a pena.
Por que usar o Mautic?
A maioria das empresas está preocupada em conquistar novos clientes, porém precisam também manter contato com os seus atuais clientes e um canal de comunicação bastante interessante é através do e-mail marketing.
Quando falamos em atrair mais leads, ao invés de gastar dinheiro comprando uma base pronta de e-mail – que por sinal é considerado “spam” – você pode usar o Mautic para criar formulários e landing pages inteligentes para captação dos próprios leads e segmentá-los da maneira que precisar.
Por exemplo, se queremos usar o Mautic para e-commerce, então podemos segmentar os clientes por tempo da última compra, ticket médio, quantidade de compras realizadas e assim por diante.
Com o Mautic, é possível manter um relacionamento contínuo com os atuais clientes e trabalhar uma estratégia de sucesso do cliente, que o ajude a utilizar o produto ou serviço da sua empresa para alcançar melhores resultados e vencer os desafios.
Outro bastante interessante do Mautic é que você pode integrá-lo com o seu site, seja ele em WordPress, seja em HTML ou qualquer outra tecnologia.
Integrar o Mautic com o site, ou até mesmo com o e-commerce, irá permitir você rastrear as páginas acessadas por todos os visitantes, além de incluir os formulários criados no Mautic em suas páginas.
Incluir formulários é só um dos recursos que você pode utilizar. Existe a opção de inserir conteúdos dinâmicos, que são personalizados em função do perfil do cliente, interagir com notificações do tipo “web push” e muito mais.
Agora calma! Como a ideia aqui é iniciar com o Mautic vamos apresentar 3 etapas básicas de como fazer e-mail marketing e, depois, com o tempo, você poderá implementar outros recursos que a plataforma de código aberto oferece para você ter uma gestão de leads mais completa.
Combinado? Vamos lá!
Etapa 1: crie sua lista
Primeiramente, você precisa definir uma lista de e-mail para qual deseja enviar suas campanhas de marketing. Neste momento, a ideia é iniciar usando informações dos contatos que você já possui.
Esta lista pode ser, tanto de clientes quanto de leads que estão sendo qualificados, e para isto, você pode inserir os endereços de e-mail manualmente ou, uma opção bem melhor, você pode importá-los facilmente através de um arquivo CSV.
Os arquivos Comma-Separated Values, também conhecido como CSV, são arquivos de texto formatados, contendo valores agrupados e delimitados/separados por caracteres específicos. Por exemplo, os valores são agrupados entre aspas (“) e delimitados/separados por vírgula (,). São comumente usados em softwares offices, tais como o Microsoft Excel e o LibreOffice Calc. – Wikipedia
Uma dica é exportar os e-mails de outro sistema, como um CRM ou um software de e-mail marketing, até mesmo de uma planilha e importá-los diretamente para Mautic.
O processo de importação é bem simples e consiste em associar cada coluna do seu arquivo CSV com um campo de informação do Mautic.
A criação desta lista permite você segmentar rapidamente os contatos que queiram receber as campanhas de marketing da empresa, classificando ainda cada um dos contatos por interesse, perfil e principalmente pela etapa na jornada de compra.
É isto mesmo! Para atrair e qualificar os leads é necessário respeitar a jornada de compra do cliente, para enviar o conteúdo certo, para o lead certo e, assim, otimizar os resultados das suas campanhas.
Etapa 2: escreva seus e-mails
O segundo passo é a parte fundamental deste guia rápido. Você deve personalizar seus e-mails – e não estou falando apenas de colocar o nome do seu cliente ou lead – e isso leva tempo.
Você deve pensar cuidadosamente sobre o conteúdo e a estrutura de cada e-mail que você enviará aos seus clientes.
Lembre-se de que você deverá enviar as campanhas de e-mail marketing para sua lista de maneira periódica e que seus leads e clientes receberão as mensagens gradualmente.
Certifique-se de que o e-mail enviado tenha tido alguma interação por parte do lead ou do cliente para que você possa continuar enviando e-mails de outras campanhas. Além disso, siga sempre as melhores práticas e crie um padrão para cada campanha.
Como já comentado anteriormente, é muito importante entender a jornada de compra do cliente, pois em cada etapa da jornada existem tipos de conteúdos mais indicados e alinhados com as características e objetivos da etapa em questão.
De modo geral, as etapas principais da jornada de compra são: aprendizado, descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
Desta maneira, por exemplo, na etapa de consideração da solução é importante enviar informações e conteúdos que criem um certo senso de urgência.
Caso contrário, apesar do lead ter reconhecido que tem um problema a ser resolvido, ele não irá atribuir uma prioridade alta para resolver o problema agora.
O mesmo deve ser aplicado para os clientes, ou seja, toda comunicação deve ser pensada de acordo com o uso do produto ou serviço contratado pelo cliente e dos resultados alcançados ao longo do tempo.
Então, logo após a oportunidade ser vencida, o foco deve estar em fazer o produto ou serviço funcionar conforme o esperado. Com o cliente satisfeito, o objetivo passa ser verificar se o produto ou serviço está sendo usado e apresentando o resultado esperado e com consistência.
Agora com o cliente entendendo e colhendo os benefícios do produto ou serviço contratado, o foco passa a ser retenção de clientes e crescimento, ou seja, fazer o cliente renovar o contrato, investir mais, comprar um novo produto complementar e assim por diante.
Como você percebeu, esta etapa de escrever os e-mails leva um tempo, então, novamente, não queira fazer tudo de uma só vez.
Faça um planejamento, defina as tarefas, prazos de conclusão para cada um dos objetivos e execute o plano até o fim!
Etapa 3: defina sua campanha de marketing
O último passo no processo para disparar suas campanhas de e-mail marketing usando o Mautic, envolve a criação de uma campanha básica.
Antes de entrar em pânico, achando que esse processo de envio de uma campanha será muito complicado, entenda que no início o melhor é apenas criar os fluxos básicos.
Isto com certeza é o melhor a fazer para iniciar uma campanha de e-mail marketing. Um exemplo: quando um visitante se transforma em um lead, é importante ter uma campanha de boas-vindas.
Então, nessa primeira campanha você precisa adicionar a lista de e-mails e definir um tempo para enviar a mensagem, que pode ser um e-mail de apresentação, informando os motivos de você estar iniciando este tipo de comunicação, por exemplo. Só isto!
Não estou falando em elaborar campanhas complicadas ou qualquer coisa mais complexa do que isto. O propósito é apenas organizar uma linha de tempo para que os e-mails sejam enviados.
A implementação dessas três etapas permitirá que você comece imediatamente a usar o Mautic para executar toda sua estratégia de e-mail marketing, como faria com outra ferramenta.
Com o tempo você vai se acostumar com as informações que o Mautic possui e poderá expandir suas ações de marketing digital, criando campanhas mais robustas e melhorando o relacionamento com o lead durante sua jornada de compra.
Depois deste primeiro período de adoção da tecnologia e entendimento dos recursos básicos, começa o planejamento de campanhas de automação de marketing, que vão muita além do simples envio de e-mail marketing.
Automação de marketing permite personalizar toda a sua comunicação!
Só que para isso exige objetivos bem claros, definição do segmento de cliente que se deseja impactar, entendimento da jornada de compra desse cliente, desenvolvimento de conteúdos relevantes e métricas que devem ser analisadas.
Esta é a beleza do Mautic, o poder da simplicidade. Conheça a plataforma Inovatize Mautic
Quando você estiver pronto para fazer mais, o Mautic estará preparado para te ajudar, permitindo inclusive integrar automação de marketing e CRM.
Avançando com o Mautic
Algumas funcionalidades que podem e devem ser exploradas são adicionar formulários diretamente no site e blog, além de disponibilizar landing pages para atrair os leads através de materiais ricos, como ebook, webinar, etc.
Com o lead na base de contatos, economize tempo e escale os resultados, utilizando e-mail transacional para criar um fluxo de cadência e follow up personalizado e assim avançar com o lead pela jornada de compra.
Como já comentando, um dos recursos mais interessantes está na integração do Mautic com o site, blog e e-commerce, permitindo acompanhar os passos do visitante enquanto navega pelas páginas.
Com isso você pode interagir com este visitante para ele se tornar um lead, usando depois conteúdos dinâmicos totalmente personalizados para motivar a compra.
Com esta interação é possível, por exemplo, aumentar a taxa de conversão do e-commerce, reengajando o lead em casos de abandono do carrinho de compras.
Ou se você está fazendo o lançamento de um produto digital, usar conteúdos dinâmicos e notificações web pode ser o que o seu cliente precisa para preencher o formulário do webinar ou finalizar a compra.
Pronto para começar?
Facilitamos a automação de marketing para seu negócio evoluir
O Inovatize Mautic é uma plataforma aberta baseada no projeto open source Mautic, que permite você planejar e executar toda sua estratégia de automação de marketing em um ambiente seguro.
Tenho certeza que você conhece várias plataformas de automação de marketing, mas somente o Mautic te permite ficar livre de limitações como quantidade da base de contatos.
Já imaginou não se preocupar mais com isso? O Mautic é ideal para você que está começando, que tem poucos contatos na base, e também para você, que tem uma base com dezenas ou centenas de contatos.
E mais, você não precisa se preocupar com nenhum detalhe técnico, ou seja, entregamos o Mautic pronto para você usar e ainda te ajudamos nos primeiros 90 dias!
Queremos ter você como parceiro e ajudar você a escalar seus resultados em marketing e vendas, entregando muito mais valor você e também para os seus clientes.
“A Inovatize chegou num momento onde estávamos ampliando os produtos da empresa e nos deu bastante força na configuração de um de nossos principais produtos hoje, que é o marketing de conteúdo. Onde agora conseguimos ter mais visibilidade, trazer melhores retornos e criar estratégias mais avançadas à todos os clientes.” – Sheila Mas, CEO da agência WA5.
O Mautic disponibiliza diversos plugins de integração com ferramentas de CRM e outras tecnologias.
Com o Inovatize Mautic você ganha integração com a nossa plataforma Inovatize CRM, proporcionando um uso mais inteligente da automação de marketing, para aumentar o número de clientes qualificados e, consequentemente, de oportunidades de negócios.
Outros benefícios exclusivos da plataforma Inovatize Mautic são: integração com a plataforma de atendimento e chatbot Huggy e qualquer outra que precisar.
Venha conversar com um consultor, fazer uma demonstração e tirar suas dúvidas, contar quais integrações gostaria de ter e juntos vamos definir o escopo de um projeto personalizado para você.
Fonte de inspiração para este conteúdo: Mautic & Email Marketing: Level One
Muito bom, é isso ai.
Gostei do post.
abraço.
Olá! Vale a pena ter o Mautic para quem ainda não tem uma base de clientes ? Meu objetivo é tão somente capturar e-mail, configurar autoresponder e disparar broadcast. Estava observando o mercado e pagar cerca de R$100/mês para se ter uma boa plataforma de e-mail marketing que faça isso. Seria mais econômico eu montar a minha própria plataforma com o Mautic ? Obrigado.
Olá Fabio, agradecemos seu comentário e respondendo sua dúvida, acredito que vale muito a pena já começar com o Mautic e o motivo é que você sempre poderá usá-lo, mantendo sempre todo o investimento realizado, começando devagar e ampliando o investimento conforme os resultados são alcançados. Venha conversar conosco, que tenho certeza que podemos te ajudar!
Olá, achei esse site muito bom, parabéns à toda equipe.
Vejo que o marketing digital ainda tem muito futuro.
Voltarei outras vezes, obrigado.