Hoje em dia praticamente todas as empresas utilizam tecnologia e esta revolução transformou a forma como realizamos nosso trabalho, como interagimos com outras pessoas e também como aprendemos.
Para as empresas, uma das chaves para o sucesso está na automação. As principais vantagens envolvem simplificar processos, ter uma gestão mais assertiva e personalizar o atendimento do cliente. Um dos objetivos propostos pela automação é simplificar o ciclo de vendas e assim reduzir custos e gerar mais resultados.
Não é por menos! Uma pesquisa global do IDC mostrou que empresas que adotam tecnologia na gestão dos seus processos crescem mais rapidamente daquelas que não investem.
Todavia, a escolha das ferramentas e dos recursos destinados ao arsenal tecnológico da empresa é decisão estratégica e pode impactar de modo decisivo no sucesso do negócio, tanto no curto quanto no longo prazo!
Ferramentas de automação de marketing e vendas
Existem três categorias de plataformas digitais que toda empresa deveria utilizar, já que foram desenhadas para atuar de forma especializada nas diferentes etapas do funil de vendas. São elas: CRM (Customer Relation Management), MAP (Marketing Automation Platform) e CMP (Content Marketing Platform).
Apesar das propostas de atuação diferentes de cada uma destas ferramentas, o objetivo de todas está em adquirir novos clientes, reter os atuais e aumentar a rentabilidade desses consumidores.
Tudo começou com o CRM, que foram as primeiras plataformas a surgirem e terem seu uso disseminado entre as empresas. As principais vantagens proporcionadas pelo CRM são: otimização da produtividade, mais conhecimento sobre o cliente, melhor gestão das equipes e criação de relatórios de resultados, que serão utilizados para melhorar as estratégias de marketing e vendas.
Com o passar dos tempos, as empresas sentiram a necessidade de ampliar a automação de processos, de modo a maximizar a obtenção e análise de dados, além de promover uma comunicação mais inteligente não apenas com seus clientes e leads mais qualificados, mas também com o público que interage com a empresa no mundo digital.
Surgiram então as plataformas de automação de marketing (MAP) com funções complementares a aquelas desempenhadas pelos sistemas de CRM. As ferramentas de CRM e MAP geralmente terão sua eficácia maximizada através da integração com os mesmos, permitindo a migração de dados e integrando os processos de marketing e vendas.
Finalmente, mas não menos importante, surgiram as plataformas de gerenciamento de conteúdo (CMP) voltadas para a gestão de conteúdo, ou seja, para o combustível que permite aos gestores abastecerem seus sites, blogs, realizarem campanhas de divulgação e nutrição de leads.
O grande diferencial deste tipo de ferramenta é unificar a gestão de conteúdo com maior eficiência e agilidade. A integração do gerenciamento de conteúdo ao fluxo de marketing e vendas permite aos gestores orquestrar com maestria equipes, tanto internas quanto terceiras, sem ruído ou perda de informações e proporcionando maior controle dos prazos e processos.
Por fim, com uma ferramenta de CMP a empresa consolida toda a estratégia de marketing e vendas, desde a gestão da produção, distribuição e análise de conteúdo, passando pela gestão de leads, campanhas de email marketing e redes sociais até a gestão de clientes e oportunidades.
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Neste eBook – resultado do esforço colaborativo entre a Contentools e a Inovatize – iremos abordar o uso das plataformas de automação para as áreas de Marketing e Vendas, com suas respectivas necessidades de gestão de dados que vão desde a geração de leads até o pós-venda.
Ao longo do material explicamos em detalhe as diferenças, funcionalidades e opções existentes no mercado para cada uma das três plataformas.
Ao final, destacaremos as funcionalidades e diferenças entre as ferramentas mais utilizadas atualmente e como cada uma delas pode ajudar a resolver os mais diversos desafios encontrados por empresas dos mais diversos tamanhos e setores.
Boa Leitura!