[eBook] Guia completo de automação de marketing e vendas

Hoje em dia praticamente todas as empresas utilizam tecnologia e esta revolução transformou a forma como realizamos nosso trabalho, como interagimos com outras pessoas e também como aprendemos.

Para as empresas, uma das chaves para o sucesso está na automação. As principais vantagens envolvem simplificar processos, ter uma gestão mais assertiva e personalizar o atendimento do cliente. Um dos objetivos propostos pela automação é simplificar o ciclo de vendas e assim reduzir custos e gerar mais resultados.

Não é por menos! Uma pesquisa global do IDC mostrou que empresas que adotam tecnologia na gestão dos seus processos crescem mais rapidamente daquelas que não investem.

Todavia, a escolha das ferramentas e dos recursos destinados ao arsenal tecnológico da empresa é decisão estratégica e pode impactar de modo decisivo no sucesso do negócio, tanto no curto quanto no longo prazo!

Ferramentas de automação de marketing e vendas

Existem três categorias de plataformas digitais que toda empresa deveria utilizar, já que foram desenhadas para atuar de forma especializada nas diferentes etapas do funil de vendas. São elas: CRM (Customer Relation Management), MAP (Marketing Automation Platform) e CMP (Content Marketing Platform).

Apesar das propostas de atuação diferentes de cada uma destas ferramentas, o objetivo de todas está em adquirir novos clientes, reter os atuais e aumentar a rentabilidade desses consumidores.

Tudo começou com o CRM, que foram as primeiras plataformas a surgirem e terem seu uso disseminado entre as empresas. As principais vantagens proporcionadas pelo CRM são: otimização da produtividade, mais conhecimento sobre o cliente, melhor gestão das equipes e criação de relatórios de resultados, que serão utilizados para melhorar as estratégias de marketing e vendas.

Com o passar dos tempos, as empresas sentiram a necessidade de ampliar a automação de processos, de modo a maximizar a obtenção e análise de dados, além de promover uma comunicação mais inteligente não apenas com seus clientes e leads mais qualificados, mas também com o público que interage com a empresa no mundo digital.

Surgiram então as plataformas de automação de marketing (MAP) com funções complementares a aquelas desempenhadas pelos sistemas de CRM. As ferramentas de CRM e MAP geralmente terão sua eficácia maximizada através da integração com os mesmos, permitindo a migração de dados e integrando os processos de marketing e vendas.

Finalmente, mas não menos importante, surgiram as plataformas de gerenciamento de conteúdo (CMP) voltadas para a gestão de conteúdo, ou seja, para o combustível que permite aos gestores abastecerem seus sites, blogs, realizarem campanhas de divulgação e nutrição de leads.

O grande diferencial deste tipo de ferramenta é unificar a gestão de conteúdo com maior eficiência e agilidade. A integração do gerenciamento de conteúdo ao fluxo de marketing e vendas permite aos gestores orquestrar com maestria equipes, tanto internas quanto terceiras, sem ruído ou perda de informações e proporcionando maior controle dos prazos e processos.

Por fim, com uma ferramenta de CMP a empresa consolida toda a estratégia de marketing e vendas, desde a gestão da produção, distribuição e análise de conteúdo, passando pela gestão de leads, campanhas de email marketing e redes sociais até a gestão de clientes e oportunidades.

Quer saber mais? Preparamos um material completo e aprofundado sobre o assunto. Baixe aqui o seu Guia Completo de Automação de Marketing e Vendas!

Neste eBook – resultado do esforço colaborativo entre a Contentools e a Inovatize – iremos abordar o uso das plataformas de automação para as áreas de Marketing e Vendas, com suas respectivas necessidades de gestão de dados que vão desde a geração de leads até o pós-venda.

Ao longo do material explicamos em detalhe as diferenças, funcionalidades e opções existentes no mercado para cada uma das três plataformas.

Ao final, destacaremos as funcionalidades e diferenças entre as ferramentas mais utilizadas atualmente e como cada uma delas pode ajudar a resolver os mais diversos desafios encontrados por empresas dos mais diversos tamanhos e setores.

Boa Leitura!

[eBook] Guia completo de automação de marketing e vendas
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google
Share on linkedin
Linkedin
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *