Gestão financeira: entenda o que é CAC e como calcular

O marketing digital é uma das principais atividades de comunicação para empresas dos mais variados tamanhos. Entre as diversas vantagens que ele apresenta em relação ao “marketing tradicional”, a possibilidade de mensuração dos resultados é uma das mais determinantes para o sucesso da metodologia. No post de hoje nós vamos entender o que é CAC, uma das métricas mais importantes para a saúde de todo tipo de empresa. Confira!

O que é CAC?

CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Clientes, uma métrica muito utilizada para auxiliar empresas na definição do orçamento e dos esforços necessários para execução da estratégia de marketing.

É um indicador que leva em conta tudo o que foi investido em vendas e marketing, desde o primeiro contato do cliente com a marca até o fechamento da venda propriamente dita. Calcula quanto custa para trazer cada novo cliente para a organização. Resumindo, quanto menor for o CAC maior será a lucratividade e a saúde financeira da empresa.

Como calcular?

É bem simples calcular o CAC da sua empresa: basta somar todo o valor gasto com marketing e vendas (incluindo os profissionais) e dividir pelo número total de novos clientes gerados no período. Vejamos um exemplo para facilitar o entendimento.

Digamos que seu investimento em marketing tenha sido de R$5.000, seus profissionais envolvidos custam R$10.000 e seu esforço de vendas custou outros R$5.000. Tudo isso gerou um resultado de 200 novos clientes naquele período. Se somarmos tudo e dividirmos pelos 200 clientes vamos chegar ao CAC de R$100. Ou seja, cada novo cliente custa R$100 para a sua empresa.

Qual a importância desta métrica para sua empresa?

O CAC é um dos principais indicadores de performance para a empresa, e esta importância não existe à toa. Esta é a métrica que vai ajudar você a entender melhor a rentabilidade do seu negócio. Com ela você poderá sempre ajustar os custos e investimentos para manter a empresa em crescimento e com a saúde financeira em dia.

Além da saúde financeira, como o CAC é uma métrica que envolve dois pontos importantes – custo de investimento e entrada de novos clientes – ela ainda pode auxiliar nas tomadas de decisão que envolvam estas duas frentes.

No caso de novos empreendimentos, esta métrica também ajuda a compreender a viabilidade da empresa, tanto para os empreendedores quanto para os investidores.

O que fazer para reduzir o valor do CAC?

Antes que você se pergunte: sim, para melhorar o resultado é bem mais vantajoso reduzir o CAC do que aumentar o investimento em marketing para adquirir mais clientes. Para fazer isso separamos abaixo algumas recomendações. Veja só:

Compartilhe seu conhecimento

Com a revolução digital, boa parte do processo decisório do cliente acontece antes dele entrar em contato com a empresa. Durante uma parte significativa desta jornada as pessoas buscam conteúdos que os ajudem a tomar a decisão. Compartilhar conhecimento, portanto, é uma atividade mais barata que a compra de mídia e potencialmente mais eficaz para chamar a atenção dos potenciais clientes.

Invista para atingir as pessoas certas

De nada adianta investir em marketing digital se você não souber como segmentar o público-alvo para impactar as pessoas com maior propensão a se tornarem clientes. Antes da sua próxima campanha pare para pensar sobre isso, e sem dúvida, seus resultados serão melhores e mais baratos.

Mantenha um bom relacionamento com sua base de leads

A base de leads é um dos melhores ativos de marketing que sua empresa pode ter, já que estas são as pessoas que escolheram manter uma proximidade e um contato maiores com a sua marca. Investir no bom relacionamento com estas pessoas é um trabalho de baixo custo e que pode render ótimos frutos para o seu negócio.

Entender o que é CAC é um dos primeiros passos para uma estratégia de marketing digital eficiente e que preveja uma boa utilização dos recursos da empresa. Comece a acompanhar esta métrica hoje mesmo, e pare de gastar recursos com o que não traz bons resultados. Siga a Inovatize nas redes sociais e conheça mais sobre como nossa empresa pode ajudar a sua.

E não esqueça de baixar nosso ebook!

5 dicas para ter sucesso como gerente comercial
Clique na imagem para receber seu ebook gratuitamente!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google
Share on linkedin
Linkedin
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *