É preciso fazer vários investimentos para ter um negócio de sucesso, afinal, estamos em meio a um mercado cada vez mais saturado e competitivo. Investir na equipe de trabalho e em sua motivação na empresa, por exemplo, são quesitos cruciais.
Engajar um time nem sempre é uma tarefa fácil, pois envolve esforço e cooperação de toda a liderança da empresa (e não apenas do departamento de Recursos Humanos). Por isso, separamos algumas dicas que te ajudarão a elevar o índice de motivação na empresa e obter sucesso no mercado.
1. Tenha uma comunicação clara e transparente
A falta de comunicação interna é um grande erro, independentemente do tamanho da empresa e do seu segmento de atuação. A endocomunicação, como também é conhecida, é uma ferramenta-chave para que as atividades do dia a dia da empresa sejam bem-sucedidas.
Atualmente, existem diversas ferramentas que podem te ajudar a melhorar este fator, dentre elas: Mural, Intranet, TV corporativa, Redes Sociais, Grupos de Whatsapp, etc. Além disso, é interessante estimular a comunicação entre líderes e seus liderados, entendendo que o sucesso de um time parte do empenho mútuo e não individual.
2. Invista em seu time de trabalho
Todo ser humano gosta de se sentir importante, isso é natural. Quando você investe nos colaboradores é comum que eles se sintam mais motivados na empresa. Não pense que um bom treinamento é apenas perda de dinheiro, pois não é, além de desenvolver habilidades, você poderá contar com um funcionário mais estimulado.
Para escolher o treinamento certo, é bom realizar antes uma pequena avaliação de desempenho, buscando identificar as necessidades de cada colaborador. Uma boa avaliação engloba os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada empregado. A partir daí, fica mais fácil investir e desenvolver os colaboradores.
3. Não tenha o “lucro” como único objetivo
As empresas mais bem-sucedidas entendem isso muito bem, assim, elas elaboram declarações de missão, visão e valores que vão muito além de sua estrutura física propriamente dita. A Coca-Cola, por exemplo, tem por missão: “refrescar o mundo em corpo, mente e espírito”.
Você não precisa de um consultor para definir uma missão que seja inspiradora, na própria internet existem muitos materiais que podem te ajudar nessa tarefa. A declaração de missão, basicamente, deve responder a pergunta: “para que estou aqui?”.
4. Aprenda a dar um bom feedback
Muitos empreendedores não gostam de dar feedback, todavia, saiba que isso é indispensável para elevar a motivação na empresa. Um feedback é uma espécie de retorno, uma pequena reunião onde se pode falar claramente dos pontos fortes e fracos de cada colaborador e o que pode ser feito para melhorar.
Um feedback bem-sucedido tem sempre como alvo o crescimento do profissional e não a coação ou humilhação. Não é só criticar e apontar defeitos, mas mostrar que confia no colaborador e que sabe que eles podem entregar resultados ainda melhores.
5. Compartilhe o sucesso para elevar a motivação na empresa
O sucesso vem do esforço mútuo, assim, envolve toda a equipe de trabalho. Seria egoísmo ficar com os louros da vitória apenas para você, então compartilhe, deixe que seus colaboradores sintam orgulho de ter participação nas conquistas.
Se não for possível compartilhar os lucros (o que já é comum em muitas empresas), então, vale promover uma comemoração pelos resultados alcançados. O que não se pode é deixar de celebrar, juntos, as conquistas da organização.
E então, agora que já sabe como elevar o índice de motivação na empresa, leia também as 3 ferramentas de comunicação interna que você precisa conhecer