A tecnologia ainda parece um bicho de sete cabeças para muitos gestores. Alguns acreditam que esse é um luxo destinado apenas às grandes empresas, outros, por possuírem negócios mais tradicionais, não veem o potencial das ferramentas disponíveis no mercado para alavancar os resultados. Acontece que, hoje, o caminho para a automação é inevitável até mesmo aos pequenos quiosques.
Uma das ferramentas indispensáveis para qualquer tipo de empresa é o Customer Relationship Management (CRM). A ferramenta, que tem como objetivo reunir informações sobre a clientela, é ainda mais indispensável se pensarmos que o consumidor está a cada dia mais exigente. É preciso agir de maneira estratégica para atender às novas necessidades e se manter competitivo no mercado.
Quer saber mais sobre CRM para pequenas empresas? Continue lendo o post que preparamos!
Afinal, o que é o CRM?
Como vimos, o CRM é um sistema interno que tem como principal objetivo reunir informações sobre a clientela em um banco de dados. Dessa forma, é possível proporcionar um atendimento mais personalizado, levando em conta o histórico do cliente na empresa. Em outras palavras, você consegue identificar em que estágio do funil de vendas o seu cliente está, quais são as suas preferências, se houve motivo para recusas posteriores, entre muitas outras coisas.
Ao contrário do que muitos pensam, o CRM não é uma ferramenta útil apenas para o gestor, que pode tomar decisões muito mais precisas para melhorar o relacionamento com o cliente. Na verdade, esse é um sistema desenvolvido para a equipe comercial, ou seja, marketing e vendas, para que os próprios colaboradores melhorem a abordagem e a forma como vão conquistar ou fidelizar os clientes.
Qual a importância do CRM para pequenas empresas?
Em primeiro lugar, é preciso abandonar agora mesmo a ideia de que o CRM é um luxo para as grandes empresas. Por sinal, a maior parte dos sistemas podem ser adotados pelos micro e pequenos empresários com resultados excelentes. Afinal, é nesse momento que a organização está criando a sua base de clientes e, por esse motivo, precisa desde cedo construir um relacionamento frutífero para o longo prazo.
Construa a sua base de clientes
Já comentamos esse ponto, mas é importante frisar. O CRM pode ser a ferramenta certa para consolidar a sua base de clientes, que será alinhada ao funil de vendas para que as estratégias mais apropriadas sejam usadas em cada estágio. Não se esqueça de manter esses dados sempre atualizados.
Comece o processo de fidelização
Grandes empresas já possuem clientes fidelizados, mas o que muitos ignoram é o fato de que todo esse processo começou lá atrás, no início de sua história no mercado. O CRM pode ser uma ótima oportunidade para que você engaje seu público atual e transforme seus clientes em verdadeiros promotores da sua marca.
Garanta a eficiência desde cedo
Com o CRM para pequenas empresas você garante a otimização dos resultados com o time comercial desde cedo. Vendedores poderão trazer um retorno muito maior, afinal, farão uma abordagem pautada em informações reais. O mesmo vale para a equipe de marketing.
Gostou das nossas dicas? Tem boa experiência com CRM para pequenas empresas que rendeu grandes resultados? Escreva nos comentários!