Gerenciar as informações dos clientes é fundamental para uma empresa crescer, pois é uma das atividades mais importantes que a empresa precisa realizar, já que sem cliente não existe venda e consequentemente não existe empresa. Dentre as inúmeras soluções, qual o melhor CRM para pequenas empresas?
Pesquisando na Internet é possível descobrir diversas soluções para gerenciar os clientes e que também dizem ser o “melhor CRM”, porém quase toda pequena e média empresa, e podemos também incluir as startups, utilizam planilhas para realizar tal função, pois consideram a solução mais simples e barata que pode existir.
Mas não é bem assim! É só aumentar um pouco o número de clientes, colocar uma segunda pessoa para gerenciar a planilha ou ter menos tempo para atualizar as informações e pronto! As informações começam a ficar cada vez mais desatualizadas, diversas informações são perdidas, porque já são duas, três ou até quatro versões da planilha espalhada pelos diversos notebook, computadores, etc.
Então, qual a solução? Comprar uma solução e instalá-la em um único computador ou contratar uma solução Web e pagar por usuários de acesso, quantidade de clientes cadastrados, etc, ou ainda insistir que a planilha é a melhor solução?
Talvez o melhor CRM seja um baseado em software livre, como o Vtiger, SugarCRM ou Inovatize Zurmo CRM, porque além de serem excelentes soluções para gerenciamento das informações sobre os clientes, não existe custo relacionado à quantidade de usuários de acesso ou quantidade de clientes ou contas cadastradas e muito menos nenhum custo de licenciamento, caso você escolha instalá-las em um servidor próprio.
Outro detalhe importante é que não existe nenhum custo para se usar a solução, já que você mesmo pode instalar o software. Alguém pode pensar que isto é um problema, mas não é, pois existem inúmeros tutoriais explicando como fazer a instalação destas soluções.
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Se você não conseguir realizar a instalação, você pode contratar alguém para instalar a solução em um servidor da empresa, como por exemplo, o servidor que hospeda o site corporativo, ou você pode utilizar o serviço de alguma empresa que disponibiliza algumas das soluções livres no modelo de software como serviço, pagamento somente uma mensalidade.
Você deve estar se perguntando Qual a vantagem em usar estas soluções? Simples, como são soluções livres, ou seja, baseadas em software livre e de código aberto, você pode “levar” a solução para qualquer lugar, ou seja, não está feliz com a empresa que disponibiliza a solução, migre para outra! Requisite a cópia da aplicação e da base de dados e instale em outro servidor.
Outra vantagem é ter todas as informações centralizadas em um único lugar, como as informações dos clientes, oportunidades de negócios, relatórios, etc. Isto sem contar que se você estiver usando a solução em um servidor Web, não só você, mas todos os vendedores e demais pessoas da empresa, poderão acessar as mesmas informações de qualquer lugar.
Conhecendo o melhor CRM para seu negócio
O objetivo do Inovatize Zurmo CRM é proporcionar uma aplicação de CRM fácil de usar, fácil de personalizar e que pode ser adaptada para qualquer tipo de negócio. Com o Inovatize Zurmo CRM é possível elaborar estratégias mais eficientes de marketing e vendas, fidelizando e encantando o cliente com a oferta certa e no momento em que ele precisa.
As principais características do Inovatize Zurmo CRM são:
Acompanhamento das oportunidades através das etapas da venda. Gráficos de funil de vendas e painel Kanban. Acompanhamento em tempo real.
Gerenciamento das campanhas de marketing, criação de listas segmentadas, elaboração de modelos de e-mail. Análise de desempenho das campanhas.
Fácil customização. Crie campos personalizadas de acordo com as reais necessidades da sua empresa, usando uma interface fácil e simples.
Design responsivo, ajustável para qualquer tamanho de tela. Perfeito para pessoas e equipes que não ficam só sentadas em suas mesas o dia todo.
Mais informações
A Inovatize participa da comunidade de desenvolvimento do Zurmo CRM, ajudando nos testes das novas versões, sem contar que colaborou em mais de 70% de todo o processo de tradução para o idioma português Brasil.
Oferecemos a solução em diversas modalidades, pois o Zurmo tem tudo o que uma startup, pequena e média empresa precisa para uma solução de CRM, ou seja, uma solução completa mas sem custar uma fortuna.
Agora que você já sabe como escolher o melhor CRM para sua empresa, compartilhe com as pessoas que você conhece, usando as redes sociais!