Não resta a menor dúvida que o game Pokémon GO foi o lançamento que causou o maior impacto na sociedade globalizada em 2016. E quando surge algo capaz de mobilizar tantas pessoas diferentes como aconteceu com esse jogo, é inevitável perguntar quais as lições podemos tirar disso, especialmente sobre gestão de clientes.
Como Pokémon GO conseguiu influenciar tantas pessoas e como o jogo é capaz de manter tanta gente ativa? Mais importante: como você pode usar os mesmos conceitos para gerar esse nível de engajamento com o seu negócio?
É isso que veremos no artigo de hoje. Portanto, continue lendo para saber mais!
1. O ser humano não consegue ignorar uma boa caça ao tesouro
A Niantic, desenvolvedora de Pokémon GO, aplica uma regra básica de gestão de clientes para fazer seus jogadores embarcarem na sua estratégia: o engajamento se cria através da diversão.
O jogo sabe que partir em uma “caça ao tesouro” pela cidade em busca de Pokémons raros é divertido. Além disso, as pessoas podem usar as câmeras do celular e a realidade aumentada para tirar fotos suas (ou dos seus amigos) com os Pokémons na rua.
As pessoas adoram o sentimento de aventura que desafios interessantes proporcionam e isso pode ser usado por empresas para criar engajamento em suas ações de marketing e gestão de clientes.
2. O sistema de esforço e recompensa é o centro da gestão de clientes
Para conquistar um bom nível de participação por muito tempo, só diversão não basta e Pokémon GO dá uma outra lição de gestão de clientes: esforço e recompensa através da gamificação.
Para capturar mais monstrinhos, os jogadores são incentivados a se locomover até PokéStops (pontos espalhados pela cidade), onde eles recebem novas pokébolas.
Além disso, as PokéStops também dão alguns ovos de Pokémon para os jogadores. Cada ovo exige que o jogador percorra uma certa quilometragem com o jogo ligado para que o ovo seja chocado. Quanto maior a distância percorrida (2, 5 ou 10 quilômetros), mais raro o pokémon recebido em troca.
3. A demanda que Pokémon GO supre é despertada pelo próprio aplicativo
Pokémon GO é um jogo gratuito que qualquer pessoa com um dispositivo móvel compatível pode baixar, instalar e jogar sem precisar pagar absolutamente nada para a Niantic. Mas como a empresa consegue obter recursos para pagar seus custos e obter lucro? Simples: o jogo supre uma demanda que ele mesmo cria.
O interesse da desenvolvedora é manter Pokémon Go aberto nos celulares das pessoas o maior tempo possível. Quanto mais elas jogam, mais difícil fica o jogo e maior a necessidade de itens extras para melhorar a experiência de jogo.
Além das PokéStops, pokébolas podem ser compradas através da loja do jogo (20 bolas são vendidas por R$ 3,19). Outros itens importantes, como o lure e o incense (que atraem mais Pokémons), também estão a venda.
4. A inovação do relacionamento com o cliente é essencial para o sucesso
Pokémon GO é um jogo em beta. Isso significa que se trata de um game ainda em desenvolvimento, recebendo melhorias aos poucos.
Muitos empresários podem torcer o nariz à ideia de lançar um produto (ou serviço, ou campanha de marketing) “incompleto” no mercado, mas a lição do game nesse caso é muito benéfica.
No começo do jogo, não demorou muito para usuários aprenderem macetes que tornaram o jogo injusto para os outros jogadores. Aos poucos a Niantic foi aprendendo com os próprios usuários e desenvolvendo recursos e novidades para melhorar a experiência dos seus clientes.
Analisar resultados e agir para otimizar a experiência dos usuários é, em poucas palavras, a síntese do que é uma boa gestão de clientes – e uma das lições mais valiosas de Pokémon GO.
Para concluir e resumir nosso texto de hoje, aprendemos quatro poderosas lições de gestão de clientes direto de Pokémon GO:
- Diversão cria engajamento;
- Esforço e recompensa mantêm os clientes;
- A oferta pode ser criada por você;
- Analisar resultados e otimizar experiências é essencial.
Se você gostou desse artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e marque seus amigos na sua publicação. Quem sabe quais outras lições de gestão de clientes eles podem ter aprendido com Pokémon GO?