Conseguir novos clientes, aumentar os lucros e tornar a empresa cada vez mais competitiva diante do mercado são resultados que todo gestor busca atingir e a automação comercial é uma das resposta para estes problemas.
Por mais focado que seja um líder, e por mais profissional que seja a sua equipe, é natural que ocorram falhas, pois isto é algo inerente ao ser humano.
Basta uma rápida falta de atenção e um trabalho de longo prazo pode ser comprometido ou até mesmo perdido. Para evitar situações como estas, as empresas podem e devem recorrer à automação comercial.
Afinal, o que é automação comercial? Quais as vantagens de aplicar em sua empresa? Como ela pode ajudar na aquisição de clientes? Continue a leitura para obter as respostas.
O que é automação comercial
Automação comercial é a metodologia aplicada para automatizar ou mecanizar atividades rotineiras do processo de vendas de uma empresa.
Uma busca do equilíbrio entre homem e máquina, que visa agilizar o trabalho e chegar muito próximo do erro zero, uma das coisas mais buscadas dentro das empresas.
Quando bem aplicada na área de vendas, é uma maneira segura e eficaz de captar novos clientes, conhecer as necessidades, criar e manter relacionamento com os clientes, possibilitando o aumento das vendas.
Tendo e conhecendo bem o processo de vendas, você consegue ter praticidade, organização e visibilidade em uma visão sistêmica, conseguindo entender os pontos que devem ser melhorados para ter maior efetividade.
Confira agora 3 vantagens para automatizar a área comercial.
1. Gestão mais assertiva
Os dados estão acessíveis de forma facilitada para o gestor e o time de vendas, a informação detalhada facilita o acompanhamento do gestor que pode cobrar e traçar novas estratégias de CRM, além de poder ofertar produtos mais adequados para a realidade do cliente.
Dessa forma se torna muito mais fácil gerir o time e alavancar os resultados. Assim, temos economia de tempo e aumento em eficiência e produtividade.
Outra vantagem refere-se a acuracidade das informações, visto que os dados são validados pelo sistema, o que garante o baixíssimo percentual de erro.
2. Simplificação nos processos
Toda empresa possui uma série de serviços burocráticos, que muitas vezes estão enraizados nos funcionários, que por insegurança ou hábito, exigem uma série de protocolos para realizar atividades simples.
Com a automação, a burocracia continua sendo necessária, mas é simplificada ao máximo, agilizando as atividades e ainda assim, garantindo a segurança.
3. Personalização adequada
A ferramenta consegue se adaptar a diferentes personalidades de clientes. Com o único intuito de ser eficiente, a máquina consegue identificar o perfil do cliente e direcioná-lo para o caminho mais atrativo e oportuno para a venda.
Através desta tecnologia é possível focar nos leads que verdadeiramente têm a possibilidade de serem convertidos em clientes e ainda encontrar potenciais consumidores para a empresa.
Com essa informação na mão a equipe de vendas terá a oportunidade de trabalhar com leads já direcionados e a probabilidade de fecharem vendas é muito maior.
Automação comercial e CRM, a chave do sucesso
O CRM ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, é a área da empresa que é encarregada de encontrar e antecipar as necessidades dos clientes e transformar todo o conhecimento em um atendimento eficiente.
Esse tipo de estratégia coloca o cliente como foco dos processos de negócio.
Com o CRM feito através de um tecnologia, a taxa de captação de novos clientes dará um salto, pois com ele é possível entender e resolver as necessidades do seu público, convertendo leitores em leads e leads em clientes.
A automação comercial é o melhor investimento que você pode fazer se deseja aumentar a quantidade de seus clientes, possibilitando uma gestão mais assertiva, simplificar os processos e personalizar o atendimento do seu cliente.
O resultado? Mais clientes satisfeitos, maior bonificação para a equipe e mais lucros para a empresa.
Exemplos de automação comercial para utilizar no CRM
A automação do processo comercial é uma parte essencial de qualquer plataforma de CRM, garantindo que nada seja esquecido. Essa é uma grande razão pela qual automatizamos processos em primeiro lugar.
Automação de processos de vendas
Em um escritório de vendas ocupado, não faz sentido que os gerentes de vendas se encontrem com todos os vendedores todos os dias. No entanto, faz sentido que eles sejam atualizados quando leads de alta qualidade sejam inseridos na base.
A automação simplifica essa tarefa e garante que nada seja esquecido. Um exemplo de automação, usando gatilhos através de determinadas informações do lead, podemos:
- Configurar um gatilho que alerta o gerente de vendas sempre que uma conta com um determinado perfil for inserida na plataforma;
- Gerar automaticamente lembretes de acompanhamento para o vendedor responsável pela conta;
- Enviar notificações automáticas sobre quaisquer alterações de status relacionadas à conta.
Automação da gestão de contas
Como os contratos se aproximam da data de vencimento, é importante que os gerentes de contas estejam buscando por renovações. O lead já foi convertido em um cliente, então faz sentido retê-lo. Usando gatilhos baseados em tempo, podemos:
- Notificar o representante apropriado sobre o vencimento do contrato antes da data limite;
- Enviar alertas para gerentes ou especialistas responsáveis pela retenção de contas de alto valor;
- Enviar e-mails automaticamente para o cliente, informando que a data de vencimento está se aproximando e oferecendo opções de renovação.
Automação de projetos de entrega
Se deseja manter os clientes ativos (e quem não quer?), então será importante trabalhar estratégias de atendimento e sucesso do cliente para responder com rapidez e eficiência.
Estes projetos envolvem normalmente várias áreas e todos precisam estar alinhados, assim a automação pode:
- Notificar a equipe de projetos e/ou suporte, gerentes e pessoas relevantes, especialmente em caso de clientes de alto valor;
- Gerar e-mail para o cliente sempre que uma tarefa for concluída;
- Altera o status do cliente quando um chamado de suporte for inserido.
Com a automação, é possível criar regras simples e complexas para acionar uma variedade de alertas e/ou ações na plataforma de CRM. Assista ao vídeo abaixo para saber mais:
Gostou do artigo? Tem dúvidas ou interesse em aplicar a automação comercial na sua empresa? Entre em contato conosco que vamos te ajudar.