Uma forma de tornar os processos, seja de marketing e vendas, seja de qualquer outra área, mais rápidos e econômicos para a empresa é através da otimização. E uma solução está no sistema Kanban.
As políticas de gestão de um negócio possuem um grande papel na forma como a empresa fornece seus serviços e administra todos os seus processos operacionais.
O uso de uma metodologia não adequada às necessidades da empresa pode reduzir a capacidade das equipes em atenderem às demandas de clientes e parceiros comerciais, gerando prejuízos e perda de mercado.
Buscando a criação de um ambiente com alta geração de receitas, novas metodologias foram implementadas, viabilizando processos mais ágeis e eficazes.
Um dos principais métodos é o sistema Kanban, criado no Japão e capaz de ampliar a capacidade da empresa de acompanhar cada etapa de um projeto ou processo operacional. Então, quer saber mais sobre ele? Veja no nosso texto de hoje!
O que é o sistema Kanban?
O sistema Kanban é uma metodologia criada no Japão pela Toyota. Parte crucial do sistema Toyota de produção, o Kanban está associado a sistemas de entrega de produtos just-in-time e formas de gestão de estoque mais precisas.
O Kanban trabalha com a administração de rotinas por meio de cartões, o que também levou a forma de trabalho a ser chamada de Gestão Visual.
Juntos, cada cartão irá alinhar os setores de estoque, vendas e produção, reduzindo gargalos operacionais e aumentando a produtividade geral do negócio.
Os princípios do sistema Kanban
O sistema Kanban pode ser dividido em dois tipos de processos. O primeiro, chamado de Kanban de produção, está ligado a criação de peças e produtos com um planejamento preciso e eficiente.
Assim, quando bem implementado, gestores e analistas conseguirão acompanhar todas as etapas de produção de um item, dos setores de abastecimento de matérias primas até a entrega ao consumidor.
Já o segundo está relacionado com as rotinas de gestão logística. Nesse caso, os cartões terão comandos, diretrizes e outras informações que podem tornar o fluxo de trabalho da empresa mais fluido.
Desta maneira, a aderência a prazos é mantida em um padrão elevado e ajustes pontuais podem ser realizados sem um grande impacto na rotina do negócio.
Aplicando o Kanban no funil de vendas
O funil de vendas é uma abordagem capaz de ampliar as receitas de um negócio e tornar as estratégias de marketing mais eficazes e precisas.
Com a ajuda do Kanban, essa abordagem torna-se mais eficaz e causa um impacto maior nos lucros do negócio.
Gestores e analistas passam a ter uma visão mais abrangente de todas as etapas do processo de vendas de um produto. Será possível avaliar como recursos estão sendo distribuídos, identificar falhas e fatores que impactam nas metas da empresa.
Consequentemente, o direcionamento de atividades passa a ser mais assertivo.
Principais vantagens do sistema Kanban
Aplicado ao funil de vendas, o sistema Kanban irá aumentar o número de negócios realizados pela empresa.
O acompanhamento de métricas será mais preciso e a análise de cada característica do negócio terá um alinhamento maior com a realidade da empresa. Assim, as estratégias de médio e longo prazo terão uma capacidade maior de geração de lucros.
Em relação a outras rotinas, o sistema Kanban traz uma série de outras vantagens, das quais podemos destacar:
- Eliminação de burocracias
- Agilidade em processos internos
- Integração entre profissionais
- Melhora na gestão de processos
- Redução de custos operacionais
Agora é a sua vez: Como a sua empresa trabalha pra melhorar os processos internos, principalmente os processos relacionados aos clientes? Conheça o Kanban Prospect e organize seus processos de marketing e vendas para conquistar novos clientes e, assim, alcançar melhores resultados.