Automação de marketing não é mais uma tendência. Hoje é impossível ter uma estratégia de marketing bem-sucedida sem contar com o suporte dos recursos tecnológicos.
Considerou esta afirmação exagerada? Então, lembre-se de que as empresas que obtêm sucesso no atual ambiente mercadológico são aquelas que atuam com foco no cliente. Mas como fazer isso sem ter uma base sólida de relacionamento com o público que tem interesse na sua marca?
Construa uma estratégia de automação de marketing personalizada e centrada na jornada de compra do seu cliente.
Este é o tema do post de hoje. Vamos mostrar como o investimento em ferramentas tecnológicas pode fazer a diferença no dia a dia de qualquer empresa, uma vez que permite integrar melhor as áreas de marketing e de vendas.
O que é automação de marketing?
Para entender o conceito de automação de marketing, o primeiro passo é esquecer o que o senso comum diz sobre o assunto. Não se trata de “robotizar” a área de marketing, ou seja, deixar que os softwares executem as estratégias.
Os softwares vão otimizar as tarefas do dia a dia e assim sobrará mais tempo para que os profissionais trabalhem no que mais importa: a orientação estratégica dos projetos.
Feita essa ressalva, tenha em mente que a automação de marketing tem um papel fundamental em, pelo menos, três frentes fundamentais para o sucesso de qualquer empresa:
1. Identificação dos clientes potenciais
É impossível ter uma área de vendas bem-sucedida se a equipe não for capaz de identificar quem são os clientes mais importantes para aquela empresa. Reside nesse aspecto a importância dos softwares de CRM.
Faz muita diferença ter em mãos dados mais precisos sobre o histórico de cada cliente. Quanto mais sistematizada for essa tarefa, mais condições a empresa tem para fazer a oferta adequada, para a pessoa certa, no melhor momento possível.
2. Execução das ações
Conseguir segmentar com mais eficiência a base de clientes é importante, porém o principal é ter como agir sobre ela, correto? Com a evolução que houve nessa área, bastam alguns cliques para realizarmos atividades que, até pouco tempo, demandavam horas de trabalho.
Com a ferramenta de automação adequada, ninguém precisa perder tempo, por exemplo, ao desenvolver uma campanha de e-mail marketing. Os softwares não apenas auxiliam no envio das mensagens, devidamente segmentadas, como garantem que este trabalho seja mais eficiente.
3. Mensuração
Se há algo certo no novo ambiente empresarial, é a exigência por estratégias mais segmentadas. O consumidor tem demandado mais atenção nesse sentido. É por isso que se tornou tão importante entender o comportamento dos clientes, identificar em qual estágio ele está na sua jornada de compra.
A boa notícia é que com a digitalização as empresas têm acesso a um grande volume de informações sobre os hábitos do seu consumidor. Hoje é possível monitorar as reações do público e, com uma boa estratégia, agir para influenciar as suas decisões.
Quais os benefícios obtidos pelas empresas?
Entendida a importância da automação do marketing, fica mais fácil analisar os benefícios diretos que são obtidos pelas empresas:
Equipes mais produtivas
Se organizamos e sistematizamos o fluxo de trabalho, os profissionais deixam de perder tempo em tarefas repetitivas, sem falar que com mais eficiência na execução das atividades, os resultados obtidos são aperfeiçoados.
Aumento na geração de leads
A otimização da estratégia de geração de leads é uma das principais vantagens da automação de marketing. Afinal, os softwares não apenas ajudam a identificar os clientes mais importantes, como agilizam as ações de ativação.
Por que não usar os relatórios gerados para realizar uma campanha para os clientes inativos? E que tal fazer uma oferta de serviço complementar para os consumidores da base? Enfim, o que não faltam são oportunidades de contato com o cliente.
Estratégias mais certeiras
Como os processos de automação de marketing podem ser implantados em várias atividades, a empresa consegue mais eficiência em suas estratégias. É óbvio que isso impacta nos resultados do negócio como um todo, até pelo ganho de escala.
Fique atento: além de mais vendas, isso também significa mais aprendizados, o que vai ser determinante para o sucesso das estratégias direcionadas à captação de clientes para a base atual.
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